Semsa promove oficina para alinhamento de ações do pré-natal odontológico

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promove, desde o início de outubro, uma série de oficinas para o alinhamento das ações do Pré-Natal Odontológico, que têm como público-alvo as equipes de Saúde Bucal atuantes na rede municipal.

As oficinas atenderam às equipes de profissionais divididas em turmas, de acordo com a programação dos Distritos de Saúde Leste, Sul, Oeste, Rural e Norte.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, o objetivo das oficinas é instituir um novo processo de trabalho em saúde bucal no acompanhamento do pré-natal e puericultura odontológicos, atualizando e padronizando as ações direcionadas às gestantes e recém-nascidos.

“As oficinas foram planejadas para padronizar as ações do pré-natal odontológico e que já são desenvolvidas por cada equipe de Saúde Bucal, garantindo a qualidade integral no atendimento”, explica Marcelo Magaldi. O secretário lembra ainda que muitos estudos apontam para a relação entre doenças periodontais, que são doenças que inflamatórias que atacam as gengivas, e complicações gestacionais. “É importante estabelecer e alinhar procedimentos para conduzir a gestante para adoção e valorização dos hábitos de saúde bucal no período pré-natal, além de orientar as mulheres para os cuidados necessários com os filhos para que cresçam livres das cáries e outras doenças periodontais”, destaca Magaldi.

Durante oficina realizada na manhã desta segunda-feira, 13/11, no auditório do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), os profissionais que atuam em Unidades de Saúde da zona Sul de Manaus receberam orientações sobre como realizar a Estratificação de Risco Gestacional na Saúde Bucal, o Fluxograma de Atendimento e Encaminhamento dos casos, e recomendações sobre o início e continuidade do pré-natal odontológico.

“As recomendações para a equipe incluem motivar a gestante sobre a importância de sua saúde bucal, não só para a própria mulher, mas também na saúde do bebê em desenvolvimento. Incentivar o aleitamento materno e observar o risco social a que cada paciente pode estar exposta e empregar estratégias de aproximação e educação de acordo com a situação específica de cada usuária”, informa a técnica da Gerência de Saúde Bucal, cirurgiã-dentista Rebecca Rosas.

Texto: Eurivânia Galúcio

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315