Semsa oferece vagas para residência em Medicina de Família e Comunidade

A Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerra na próxima quarta-feira, 15/11, as inscrições da seleção para o programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, que tem duração de dois anos. São 10 vagas disponíveis e além dos médicos, podem participar estudantes que estão cursando o último semestre de medicina, com conclusão do curso prevista até 28 de fevereiro de 2018.

O titular da Semsa, Marcelo Magaldi, explica que o programa de Residência Médica faz parte das ações de Integração Ensino-Serviço-Comunidade do órgão. “Nosso objetivo é oportunizar espaço de vivência e formação dos profissionais e contribuir para a melhoria da qualidade da atenção à saúde individual e coletiva”, ressalta o secretário.

O coordenador da Comissão de Residência Médica da Semsa (Coreme), Mauro Magaldi, destaca a crescente procura pela especialidade. “Nossa primeira turma foi oferecida em 2012. Temos observado que, a cada ano, a procura aumenta”, disse o coordenador, enfatizando que a intenção é captar também profissionais que ainda não são da Rede, mas que podem ser no futuro.

“Além de a especialidade ser a que mais se encaixa na Atenção Primária, existem dois diferenciais importantes. Um é a estrutura da Semsa, como uma grande secretaria. Outro, é o campo de prática oferecido, seja nas unidades administradas pelo órgão, seja nas conveniadas como a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas e o Hospital Adriano Jorge”, aponta o coordenador.

O processo seletivo terá três etapas. A primeira, que vale 50% da nota final, tem caráter eliminatório e classificatório, será uma prova escrita, objetiva, de múltipla escolha com 100 questões. A segunda, que vale 40%, também eliminatória e classificatória, consiste em um exame prático para avaliar conhecimentos, atitudes e habilidades.

A terceira, que vale 10%, não eliminatória, será a análise do currículo do candidato, que obrigatoriamente deve cadastrar/atualizá-lo na plataforma Lattes.

De acordo com o cronograma do processo seletivo, os candidatos irão realizar a prova teórica no dia 26/11, às 8h; e a prova prática no dia 08/12, das 8h às 20h. Nos dias 21 e 22/12, os que obtiverem no mínimo 50% de acertos na prova prática, devem encaminhar os documentos para análise curricular, cujo resultado será divulgado no dia 05/01 do próximo ano. As matrículas acontecem no dia 20/02 e a Residência no dia 01/03.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do endereço www.cermam.com.br, até às 23h59 do dia 15 de novembro. O valor da taxa é R$ 520, mas o edital prevê isenção para os casos em que este valor comprometa a renda mensal, considerando, ainda, a existência de dependentes.

Caso o candidato possua o Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab) e o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) deve informar no ato da inscrição e enviar o comprovante posteriormente para cerman_@hotmail.com.

Médico brasileiro que concluiu a graduação no exterior ou o profissional estrangeiro que concluiu o curso no país Brasil ou no exterior deve consultar as resoluções do Conselho Federal de Medicina vigentes (1831 e 1832). A matrícula, no caso de aprovação, estará condicionada à apresentação de todos os documentos exigidos nestas resoluções.

Texto: Assessoria de Comunicação / Semsa

Fotos: Arquivo/Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315