Semsa nivela informações de estágio acadêmico de nutrição

Técnicos de Saúde Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira, 10/8, no auditório do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) com representantes da Uninorte para nivelar as informações sobre a atuação dos estagiários do curso de nutrição nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A Semsa recebe grupos de estagiários de diferentes áreas acadêmicas para estágio curricular obrigatório, na integração ensino-serviço. A partir do dia 21 de agosto, aproximadamente, 50 acadêmicos do oitavo semestre de nutrição da Uninorte, na disciplina Saúde Coletiva, irão iniciar atuação em UBSs nas zonas Sul, Oeste e Norte.

A técnica responsável pelas ações de Saúde Nutricional do Disa Sul, nutricionista Danielle Belota, explicou que o objetivo da reunião foi reforçar junto aos técnicos dos Distritos de Saúde, das UBSs e da universidade sobre a importância dos estagiários desenvolverem ações que estejam de acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. O encontro também contou com o envolvimento da equipe de técnicos de Saúde Nutricional dos Disas Oeste e Norte.

“Os técnicos estão buscando um maior alinhamento das ações e das informações obtidas a partir da atuação dos estagiários na Atenção Básica, estimulando a realização de atividades que estejam mais de acordo com a realidade local das UBSs”, destacou Danielle Belota.

O grupo de estagiários irá atuar nas UBSs Nilton Lins e José Rayol (zona Sul), UBS Sálvio Belota (zona Norte), Policlínica Franco de Sá e UBS Santos Dumont (zona Oeste).

De acordo com a preceptora de estágio da Saúde Coletiva e Clínica da Uninorte, Mary Jane Alves de Souza, os acadêmicos de nutrição passaram por oficinas e simulados de atendimento em preparação para atuar nas Unidades de Saúde.

“Nós acompanhamos diariamente a atuação dos alunos no período de estágio, quando há essa troca de experiências entre o serviço e a academia. O aluno tem a oportunidade de ficar frente a frente com o usuário da Atenção Básica, conhecendo a realidade da saúde no município e podendo sair do curso com mais segurança para a atividade profissional”, ressaltou Mary Jane Souza.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315