Semsa e IES discutem sobre implantação de Contratos Organizativos em Manaus

Representantes de cursos da área da saúde, que utilizam o Serviço Único de Saúde (SUS) como rede escola e cenário de práticas, participaram de reunião sobre a implantação dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), na capital. O encontro, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aconteceu na sede do órgão, localizada na avenida Maceió, zona Centro-Sul.

Os Coapes objetivam estimular uma discussão coletiva sobre os arranjos das experiências do cotidiano e a aprendizagem no serviço, possibilitando às partes, gestores e Instituições de Ensino Superior (IES), assumirem responsabilidades mútuas de forma articulada ao processo de ensino-aprendizagem. “São dispositivos que convidam todos os envolvidos nesse processo de integração a dialogar sobre como organizar e contextualizar a inserção dos estudantes no cenário de práticas”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A responsável pela Gestão da Educação na Saúde (Gesau) da Semsa, Ademarina Cardoso, destacou que a iniciativa visa qualificar a integração ensino-serviço. “Queremos contribuir para a formação acadêmica de quem no futuro poderá atuar no SUS, já como profissional, tendo passado por esta experiência de forma qualificada”, salientou.

Segundo ela, atualmente são 11 instituições conveniadas. “Por enquanto estamos reunindo com as que têm mais demanda, as públicas e as privadas. A ideia é fazer um grande ‘guarda-chuva’ para atender toda a demanda de uma forma qualificada e depois ampliar para as demais IES”, afirmou Ademarina informando que as reuniões entre Semsa e as instituições de ensino vem acontecendo desde fevereiro deste ano.

Para diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ione Rodrigues Brum, os Coapes irão oficializar uma prática já existente. “Dessa forma vamos nos organizar melhor. Da nossa parte, utilizando o campo de estágio e a Semsa utilizando o nosso ensinamento, a nossa prática”, avaliou Brum.

Além da Ufam, participaram da reunião representantes da Universidade Nilton Lins, Faculdade Metropolitana de Manaus, Centro Universitário do Norte e Faculdade Estácio. Os próximos encontros serão distintos com cada IES, em suas sedes, nos meses de outubro e novembro.

Texto: Divulgação / Semsa