Semsa divulga novo informe sobre o zika vírus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou nesta quinta-feira, 12, o 68º Informe Epidemiológico com os casos notificados e confirmados de febre do zika vírus no município de Manaus. O informe apresenta os números atualizados, além de informações a respeito do monitoramento da doença em mulheres grávidas e de casos de microcefalia.

Segundo o informe, foram registrados na capital 6.123 casos de febre do zika vírus, desde o início das notificações oficiais, em 2015. Deste total, 4.418 casos foram confirmados, 1.682 foram descartados e 23 continuam sob investigação.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que os dados do informe epidemiológico são referentes ao monitoramento que a Semsa realiza desde que surgiram no Brasil os primeiros casos de infecção pelo zika vírus. “O monitoramento e a vigilância são permanentes no que se refere às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, diz Homero, destacando que a atualização periódica das informações de saúde permite estabelecer estratégias mais eficientes para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento dos pacientes.

Ainda de acordo com 68º Informe Epidemiológico, foram notificados 1.286 casos de infecção por zika em mulheres grávidas, com 500 casos confirmados, 773 descartados e 13 em investigação.

Em relação à microcefalia, o documento apresenta 38 notificações. Desse total, cinco casos de microcefalia relacionados ao zika foram confirmados, 11 foram descartados e outros 11 estão sendo investigados. Também foram confirmados 11 casos de microcefalia não relacionados ao zika vírus.

Disque Saúde

Para ajudar no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (zika, dengue e chinkungunya), a Semsa disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280), um canal de comunicação por meio do qual a população pode fazer denúncias sobre focos do mosquito. Até o momento, a secretaria já recebeu 5.506 denúncias.

Outra estratégia de combate ao mosquito Aedes utilizada pela Semsa é a formação de Brigadas. Até o momento foram implantadas 2.171 brigadas com a capacitação de 10.207 voluntários para as ações estratégicas de combate ao mosquito.

A Vigilância Sanitária também tem colaborado para a eliminação dos focos do Aedes, já tendo realizado a inspeção de 1.796 locais e a autuação de 114 imóveis e terrenos na área urbana do município de Manaus.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315