Notícias

Semsa alerta beneficiários do Programa Bolsa Família para o prazo do acompanhamento em saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alerta os beneficiários do Programa Bolsa Família para o prazo final da obrigatoriedade da realização do acompanhamento das condicionalidades de saúde. As famílias que participam do programa têm até o dia 30 de junho para procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer o acompanhamento referente ao primeiro semestre de 2017. A meta da Secretaria é atender 116 mil famílias, sendo que até o momento 40% delas procuraram as UBSs.

 

O acompanhamento das condicionalidades de saúde é uma das exigências do Programa Bolsa Família. O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, lembra que o programa possui três eixos principais: a transferência de renda que promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares que objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

 

As crianças menores de sete anos, gestantes e demais mulheres entre 14 e 44 anos, inscritas no programa, devem procurar a UBS levando o cartão Bolsa Família, cadernetas de vacina e da gestante, se for o caso. O não comparecimento pode gerar o desligamento da família do programa.

 

O acompanhamento deve ser realizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre, sendo que dia 30 de junho é a data limite para o envio das informações ao Ministério da Saúde, referentes ao primeiro semestre de 2017.

 

“O acompanhamento de saúde traz benefícios como, por exemplo, atualização de vacinas, monitoramento do desenvolvimento da criança, suplementação de ferro e vitamina A, pré-natal e orientações sobre planejamento reprodutivo e inserção em programas de promoção à saúde”, informa o secretário.

 

Reportagem: Eurivânia Galúcio

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse