Semmasdh realiza manhã de embelezamento em homenagem à mulher na sede da Suframa

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) realizou na manhã desta segunda-feira, 13/3, uma ação em homenagem às mulheres na sede da Suframa, localizada no Distrito Industrial, zona Sul. A atividade faz parte da programação da secretaria para celebrar o “Mês da Mulher”, que se estende até o dia 29 de março.

Além da ação de embelezamento, massagem relaxante e aulas de zumba, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher iniciaram atendimento na sede da autarquia. O objetivo é prestar atendimento às funcionárias da Suframa, trabalhadoras do Polo Industrial de Manaus (PIM) e à comunidade do Distrito Industrial, com a realização de exames como preventivo, mamografia e ultrassonografia.

“Para celebrar esse mês, criamos uma extensa programação que teve início na semana passada e segue até o dia 29. As ações não visam apenas reunir as mulheres, queremos discutir temas importantes como a violência contra mulher, que a cada ano revela dados mais preocupantes. São mais de 500 mulheres agredidas por hora no Brasil”, afirmou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

A carreta da mulher funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Diariamente serão oferecidos 30 preventivos, 40 mamografias e 50 ultrassonografias (essas de abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mamas). Embora seja uma unidade voltada à saúde da mulher, também estará disponível para os homens a ultrassonografia de próstata via abdominal. As fichas de atendimento serão distribuídas diariamente pela manhã.

“Queremos aproximar a Suframa dos trabalhadores do PIM e da comunidade do entorno, por isso pensamos nesse serviço tão importante, que leva a prevenção e o diagnóstico precoce de inúmeras doenças, em especial o câncer de mama e de colo de útero, que afeta tantas mulheres a cada ano”, afirmou a superintendente da Suframa, Rebecca Garcia.

A subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres, Socorro Sampaio, lembrou as lutas que as mulheres travam todos os dias para garantir os direitos. “Além dos serviços que realizamos em nossas unidades, como Cras e Creas, está em funcionamento o Centro de Referência dos Direitos da Mulher, na praça Duque de Caxias. Lá, atendemos mulheres que foram vítimas de violência e oferecemos atendimento psicológico, jurídico, entre outros. Também oferecemos cursos para que essas mulheres conquistem a independência financeira”, concluiu.

Texto: Leonardo Fierro / Semmasdh

Fotos: Assessoria Semmasdh

Disponíveis nos links: https://flic.kr/p/RFBrYv e https://flic.kr/p/SRYE2m

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616