Semmasdh faz ação de conscientização e palestra sobre Síndrome de Down

Dando continuidade à programação da 3ª Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down, técnicos da Semmasdh estiveram, na manhã desta quarta-feira, 22/3, na Bola do Eldorado, zona Centro-Sul, distribuindo material informativo explicando a alteração genética e quais profissionais são importantes quando a família detecta que a criança tem a síndrome.

“É importante a participação de toda a sociedade nas discussões acerca da inclusão da pessoa com deficiência. A Prefeitura de Manaus tem tratado esse tema envolvendo diversas secretarias, tanto que a semana é articulada pela Semmasdh em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), mas nas ações do dia a dia, também temos a colaboração da Semjel (Juventude, Esporte e Lazer) e Semsa (Saúde)”, afirmou o secretário Elias Emanuel.

Para o aposentado Cláudio Proença, as ações ajudam a população a conhecer um pouco mais sobre o tema. “É bom quando a gente percebe que o poder público está fazendo a sua parte em levar a informação para as pessoas. Eu não sabia que tinham tantas instituições cuidando de pessoas com síndrome de Down”, declarou.

Durante a tarde, no Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, a palestra “Síndrome de Down – Limites e Possibilidades”, com a dra. Roseane Menezes, que falou sobre o trabalho pedagógico junto às crianças com Síndrome de Down.

“Muitas vezes os pais demoram para matricular os filhos na escola. Está errado. O ensino tem que ocorrer de forma sistemática e organizada. O lúdico deve estar presente”, disse.

Após a palestra foi apresentado o filme “Colegas”, do diretor Marcelo Galvão, que conta a história de três amigos que tem síndrome de Down e embarcam em diversas aventuras para realizar o sonho individual de cada um.

A programação continua nesta quinta-feira, 23/3, com a Tarde Down, no Parque Cidade da Criança e na sexta-feira, 24/3, acontece o encerramento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), proposta pelo vereador Gedeão Amorim.

Reportagem: Leonardo Fierro

Fotos: Márcio James – Semcom e Assessoria Semmasdh

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskRmZyxN

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616