Seminário de vigilância em saúde discute qualidade do ar em Manaus

A vigilância da qualidade do ar em áreas estratégicas de Manaus será aprimorada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com a implantação da Vigilância de Populações Expostas à Poluição do Ar (VigiAR), criada pelo Ministério da Saúde para promover a saúde das populações dos municípios a partir da observação dos poluentes atmosféricos.

Para discutir o tema, o Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa realiza no próximo dia 21 de novembro o ‘Seminário de Vigilância em Saúde de População Exposta a Poluentes Atmosféricos’, reunindo estudantes universitários, servidores e gestores das instituições parceiras e pessoas interessadas na temática.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que o sistema VigiAR é uma das estratégias para o monitoramento do ar em áreas de maior potencial de poluição e para a tomada de decisões relativas à redução de riscos à saúde.

De acordo com Magaldi, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, anualmente, a poluição do ar mate 8 milhões de pessoas no mundo. “Precisamos aprimorar à nossa rotina de prevenção a vigilância da qualidade atmosférica, uma vez que muitas doenças estão associadas à poluição cada vez mais acentuada dos centros urbanos”, observou.

A chefe de Vigilância de Água, Solo e Ar da Semsa, Jocilene Galúcio, explica que esse tipo de vigilância visa reduzir os impactos à saúde decorrentes da exposição à poluição atmosférica, utilizando métodos e modelos de intervenção capazes de identificar e avaliar os fatores ambientais de risco, estudar e monitorar os agravos nas populações expostas e promover ações que previnam e minimizem problemas de saúde.

Ainda segundo ela, o Devae está no processo de implantar o Programa Vigiar, de maneira a alcançar metas da Programação Anual de Saúde 2017. “Para iniciar a implantação do VigiAR foi elaborado o ‘Instrumento de Identificação dos Municípios de Risco’, que teve a finalidade de avaliar e mapear as Áreas de Atenção Atmosférica Ambiental de interesse à saúde, consideradas prioritárias para atuação”, disse Galúcio, destacando que o estudo apontou Manaus como área prioritária.

“A realização do seminário é uma estratégia para esclarecer prováveis dúvidas referente à vigilância do ar, sendo fundamental para a tomada de decisões e encaminhamentos para efetivação do planejamento do processo de implantação do VigiAR na cidade de Manaus”, salientou.

O seminário será realizado no auditório da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na avenida Darcy Vargas, zona Centro-Sul. Durante o evento serão apresentadas as situações atuais dos órgãos públicos ligados à área; as doenças e agravos relacionados à poluição atmosférica; e as ferramentas tecnológicas possíveis de serem aplicadas, na capital, para o monitoramento da qualidade do ar.

“Será uma oportunidade para consolidar informações e conhecermos melhor o cenário e estratégias do setor ambiental quanto às ferramentas e tecnologias utilizadas para estudo da qualidade do ar, bem como a relação deste com a saúde pública. Tudo isso irá subsidiar as bases do Programa de Vigilância em Saúde relacionada à Qualidade do Ar, hoje em estruturação”, detalhou Jocilene.

Entre as atividades previstas com a implantação do VigiAR estão a publicação de boletins mensais sobre a situação de saúde relacionada à qualidade do ar; realização de cadastro das empresas poluidoras ou potencialmente poluidoras; e diminuição dos riscos à saúde pública relacionados à qualidade do ar.

Inscrições

As vagas para o seminário são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro, gratuitamente, por meio do link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=35248. Mais informações nos números 3216-7731 e 8842-8276.

Texto: Divulgação / Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315