Seminário de atenção psicossocial tem inscrições estendidas até segunda

As inscrições para o II Seminário Sistêmico de Atenção Psicossocial ao Servidor Público, da Prefeitura de Manaus, serão prorrogadas até segunda-feira, 25/9. Assistentes sociais, psicólogos, profissionais de recursos humanos e estudantes podem se inscrever gratuitamente pelo portal da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi): http://portalespi.manaus.am.gov.br/capacitacao/.

A Semad, responsável pelas políticas de gestão de pessoas da Prefeitura, coordena o evento em parceria com a Espi, visando reunir os profissionais e estudantes para um debate sobre o serviço de assistência social prestado aos servidores municipais, analisando o parâmetro do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), do governo federal.

Com 300 vagas disponíveis e certificação, esta é a segunda edição do Seminário, que será realizado nos dias 27 e 28/9, no auditório da Casa Militar, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, 770, Compensa 1, Zona Oeste.

O seminário, de acordo com a secretária da Semad, Luiza Bessa Rebelo, abordará o papel fundamental dos profissionais de atendimento psicossocial do município na promoção de ações de qualidade de vida, bem-estar e saúde do servidor, que são prioridades do projeto de Planejamento Estratégico Manaus 2030. “Um dos pontos fundamentais do Planejamento Estratégico é o Programa de Qualidade de Vida do Servidor, em nível municipal, para todas as secretarias”, frisou.

eSocial

Outro pronto importante a ser abordado no evento é a adequação do sistema de gestão de pessoas da Prefeitura às exigências do eSocial, sistema nacional que vai unificar o envio de informações referente aos trabalhadores das empresas e será como uma folha de pagamento digital e entra em vigência no país em 2018.

A plataforma do eSocial prevê o controle de políticas de gestão de pessoas alinhadas às normas reguladoras de segurança do trabalho, a NR nº 15, de atividades e operações insalubres, a NR nº 16, de periculosidade, e a NR nº 17, de ergonomia no ambiente de trabalho.

DIA 27/09

8h      Credenciamento

8h30   Abertura

10h     Palestra: “Experiências de implantação do Siass no serviço público federal: benefícios advindos com a Política de Atenção à Saúde do Servidor” – Coordenador do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass) – Sede INSS – Manaus/AM, Sérgio Raimundo Ernesto Machado

12h   Intervalo para o almoço

14h     Palestra: “Diagnóstico do atendimento psicossocial do Sistema Público Municipal: pontos fortes e fracos com alternativas de superação” – Chefe da Divisão de Serviço Social (Diss) da Semad, Clélia Brasil Morais Fontes

14h30 Palestra: “O atendimento na Junta Médico-Pericial do Município: entraves e perspectivas” – Vice-presidente da Junta Médico-Pericial do Município de Manaus (JMPM), Lilia Farias dos Santos

15h     Palestra: “Impactos da Reforma da Previdência nos municípios: perspectivas e possibilidades” – Diretora de Previdência da Manaus Previdência, Daniela Cristina da Eira Correa Benayon

16h   Encerramento

DIA 28/09

8h      Abertura dos trabalhos com exposição da pauta central de debate do evento

9h20   Mesa-Redonda: “Possibilidades de implantação de um Siass no âmbito do serviço público municipal”. Mediadora: Assistente Social Forense do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Silvânia Queiroz e Silva de Deus

Mediadora da Mesa Redonda com o Tema do Debate: Possibilidades de implantação de um SIASS no âmbito do serviço público municipal.

12h     Encerramento do evento

Texto: Hariele Quara / Semad

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad): (92) 3215-3442