Semed lança concurso para escolha de logo da 5ª Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou, na manhã desta quinta-feira, 9/3, o edital 01/2017, do concurso que vai escolher o logotipo da 5ª Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental do município. Poderão participar do concurso, que terá como tema “A matemática está em tudo”, alunos da Educação Infantil, Especial, Indígena, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

As escolas municipais têm até o final do mês para enviarem o material dos alunos a sua referida Divisão Distrital Zonal (DDZs). Os assessores de tecnologia das divisões farão a análise dos trabalhos, no período de 3 a 17 de abril, envolvendo os itens criatividade, originalidade e estética (potencial de visualização, limpeza, distribuição dos elementos do desenho no papel).

Serão selecionados três desenhos por divisão, totalizando 21. Depois disso, os resultados serão encaminhados a Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, onde será escolhido o desenho vencedor. O resultado final deve ser anunciado no dia 28 de abril.

Segundo o instrutor educacional da GTE e responsável pelo edital, Rosivaldo da Fonseca, a finalidade de criar a identidade visual para o evento é incentivar os alunos sobre a temática da Feira de Ciências e explicou como foi feita a escolha do tema da feira. “Queremos criar a identidade que vai compor o material do evento. Todos os projetos estão voltados para multidisciplinaridade da matemática, ou seja, não são projetos específicos de matemática, mas projetos que envolvam a disciplina”, comentou.

A coordenadora da Feira de Ciências, Betânia Correa, considera que esse período de avaliação dos desenhos é importante porque a nova logo vai servir para todo processo do evento, além de ter uma participação direta dos alunos da rede. “A logo será feita pelos próprios alunos e não pré-elaborada pela secretaria. É uma forma de motivação para os alunos, porque às vezes nós fazemos uma logo e nem sempre agrada todo mundo. Nós queremos uma coisa elaborada pelos próprios alunos e não pelo professor”, disse.

A premiação será realizada na abertura da 5ª Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental da Semed, no dia 27 de setembro, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed. Serão premiados os três primeiros lugares, sendo o primeiro lugar com certificado, medalha e um kit educativo e o segundo e terceiro lugares com certificado e medalha.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054