Notícias

‘Semana do Meio Ambiente 2019’ será marcada por novo sistema de áreas protegidas

A Prefeitura de Manaus dará o pontapé inicial para a criação do Sistema Municipal de Áreas Protegidas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próxima quarta-feira, 5/6. A medida marca a programação da “Semana do Meio Ambiente 2019”, que reunirá diversas atividades entre terça e sexta-feira, 4 e 7/6, com o tema “Conservar para Desenvolver”. O ponto alto será o lançamento, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, do grupo de trabalho que se encarregará dos estudos para a oficialização do novo sistema.

 

05.06.18 Dia mundial do Meio Ambiente Criação da APA Sauim de Coleira

 

No ano passado, a prefeitura já havia criado a Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus, com a finalidade de proteger o primata ameaçado de extinção, aumentando o território protegido da cidade em 1.050 hectares, o correspondente a 10,05 milhões de metros quadrados. Agora, Manaus será a primeira cidade do Amazonas a ter o próprio Sistema de Gestão de Áreas Protegidas, atendendo a meta do Planejamento Estratégico Manaus 2030, de ampliar a cobertura vegetal urbana.

“Essa é mais uma ação, e que sinto muito orgulho em anunciar, que reforça a política pública municipal de preservação do meio ambiente, somando-se ao belo trabalho de arborização e paisagismo da nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Semmas, que na nossa gestão plantou mais de 32 mil árvores em toda a cidade, além de mais de 110, 3 mil mudas ornamentais pelo projeto ‘Ornamenta Manaus’, que foi idealizado pela minha esposa Elisabeth Valeiko Ribeiro”, destacou o prefeito, completando que Manaus é a capital brasileira que mais plantou e doou mudas de árvores e plantas ornamentais no período de três anos e meio.

O grupo técnico interinstitucional que discutirá o projeto de lei para a criação do Sistema Municipal de Áreas Protegidas de Manaus será composto por representantes de instituições públicas municipais, estaduais e federais, universidades e sociedade civil organizada. O sistema possibilitará organizar estrategicamente todas as ações voltadas para as áreas protegidas municipais, tornando-as permanentes e eficientes.

“Com o sistema, a implantação de parques da juventude se tornará um programa com diretrizes e metas, estabelecidas em lei, a serem cumpridas independentemente de quem seja o gestor municipal. Será mais um legado da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto para a cidade”, afirmou o secretário da Semmas, Antonio Nelson.

Junto com a criação do grupo técnico, o prefeito lançará, ainda, a campanha anual de combate às queimadas urbanas e assinará o decreto municipal que altera o nome da Área de Proteção Ambiental (APA) Ufam, Inpa, Ulbra, Elisa Miranda, Lagoa do Japiim e Acariquara para APA Floresta Manaós, atendendo a uma sugestão do conselho gestor da APA.

Programação

Ao longo da “Semana do Meio Ambiente 2019”, serão realizadas atividades de plantio e distribuição de, pelo menos, 4,1 mil mudas em vários pontos da cidade. A primeira área contemplada com plantio de espécies florestais será a do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, na terça-feira, 4, a partir das 9h, com o plantio de mil mudas.

Na quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson, realiza palestra sobre o tema “Arboriza e Ornamenta Manaus – Políticas Públicas de Arborização e Paisagismo”, na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas, onde serão feitas também doações de mudas.

Já na quinta-feira, 6, será feita a entrega do paisagismo da rotatória do Viver Melhor 1, com plantio e doação de mudas aos moradores da área. Ambas atividades começando a partir das 9h. Encerrando a programação, na sexta-feira, 7, a Semmas realizará uma sensibilização contra a poluição sonora, no Centro Histórico de Manaus, e fará a entrega de mudas aos doadores de sangue na Fundação Hemocentro do Amazonas (Hemoam).

Palestras também serão realizadas ao longo da semana, sempre à noite, a partir das 18h, por representantes da Semmas. As palestras acontecerão em instituições de ensino superior (UEA, Fametro e Ciesa), e na sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-AM).

Fotos – Mário Oliveira / Semcom e Arlesson Sicsú / Semmas

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmd5AsME e https://flic.kr/s/aHsmCoAmKd

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse