Notícias

Semana de Intensificação Vacinal será realizada com foco em crianças menores de dois anos

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos, a Prefeitura de Manaus vai realizar, no período de 26 a 31 de agosto, a “Semana de Intensificação Vacinal” em todas as unidades de saúde da rede municipal.

 

21.08.19. Semana de intensificação vacinal

 

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, Manaus tem sido referência em suas metas vacinais, como contra a gripe e sarampo, por isso a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá promover essa ação. “Queremos, primeiramente, cuidar da saúde das nossas crianças e, ao mesmo tempo, cumprir com a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Chamamos todos os responsáveis por crianças nessa faixa etária para participar dessa semana que será realizada com muito amor e dedicação pelas pessoas que cuidam da saúde da nossa cidade”, destaca.

 

A mobilização visa melhorar a cobertura vacinal, estimulando pais ou responsáveis para que compareçam a uma unidade de saúde e garantam a proteção da saúde das crianças. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo.

 

“Atualmente, a cobertura vacinal em Manaus chega a uma média de 85% e, por isso, a prefeitura está organizando estratégias que possam ampliar a cobertura”, informa a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes.

 

A estratégia de ação da “Semana de Intensificação Vacinal” envolve a mobilização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital para reforçar a oferta de vacina, com foco nas crianças menores de dois anos, orientandos pais e responsáveis sobre a importância da vacina e do retorno para completar o esquema vacinal na faixa etária adequada, com a busca ativa de pacientes que ainda não receberam as vacinas recomendadas e a identificação, captação e avaliação dos cartões de vacina das crianças em todos os procedimentos agendados nos serviços de saúde.

 

Orientações

Durante reunião com diretores de unidades de saúde e de técnicos dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, realizada na última semana, a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Deave/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, explicou que na Semana de Intensificação será mantida a oferta de vacinas de forma rotineira na rede municipal, mas que haverá um foco maior para crianças menores de dois anos.

 

“O público-alvo nessa faixa etária apresenta maior risco para adoecimento e morte. Além disso, o vírus do sarampo continua a circular em outros Estados brasileiros e a Organização Pan Americana de Saúde (Opas) tem alertado para o alto número de casos de difteria na Venezuela. Com isso, é essencial estabelecer estratégias para aumentar a cobertura vacinal da população e evitar novos surtos de doenças”, destacou Marinélia Ferreira.

 

Como o público-alvo da Semana de Intensificação é formado por crianças menores de dois anos, a Semsa pretende reforçar a oferta das vacinas recomendadas para essa faixa etária: Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Hepatite B e meningite e infecções por HiB); Pneumocócica (pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo); Poliomielite; Rotavírus; Meningocócica (previne a doença meningocócica C); Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra Viral; (sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora); Hepatite A; e DTP (Difteria, tétano e coqueluche).

 

 

Dia ‘D’

O Dia ‘D’ de Mobilização da “Semana de Intensificação Vacinal” será no sábado, dia 31/8, quando 136 salas de vacina em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas, Clínica da Família e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), irão funcionar das 8h às 12h.

 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmGnT5KQ

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse