Semana do Turismo 2017 abre inscrições para oficinas, minicursos e debates

Palestras, painéis, rodas de conversa, oficinas e minicursos, além de workshop, turismo pedagógico e apresentação de corais integram a intensa programação da Semana do Turismo 2017, que acontece de 25 a 30 de setembro. Para os profissionais, operadores e estudantes do segmento que forem participar, haverá entrega de certificado.

As inscrições estão abertas até às 16h de sexta-feira, 22/9. Os interessados devem baixar a ficha de inscrição, disponível no link http://vivamanaus.com/semana-do-turismo-2017/, preencher e enviar para o e-mail: manauscult.inscrição@gmail.com.

No momento da inscrição, o candidato deverá escolher apenas um minicurso, e preencher se deseja se inscrever também para a oficina de Mercado e Turismo LGBT e/ou para o 8º Workshop de Turismo.

A Semana de Turismo ocorre em comemoração ao “Dia Mundial do Turismo” e o “Dia Nacional do Turismólogo”, ambos celebrados no dia 27 de setembro. A programação, que já integra o calendário anual de eventos da Prefeitura de Manaus, traz algumas novidades como elaboração de projetos para captação de recursos, a fim de estimular o lado empreendedor dos operadores do segmento, oficina de Mercado e Turismo LGBT, um dos nichos mais promissores da atualidade, lançamento de livro e apresentação cultural de corais.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, a proposta da Semana de Turismo é proporcionar a alunos, profissionais e ao público interessado novas propostas de atuação na área além de abordarem a qualificação profissional e o desenvolvimento do potencial turístico de Manaus.

“Este é um espaço voltado para a troca de conhecimentos, onde profissionais podem interagir com os alunos, participar de cursos de capacitação, além de assistirem palestras e mesas redondas sobre temas atuais que envolvem as ações e os desafios para o turismo na nossa cidade. É um evento que cresce a cada ano e tem se consolidado no calendário do Turismo local”, comentou Bernardo.

Minicursos

No dia 25/9, a Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), na avenida Leonardo Malcher, Centro, recebe os seguintes minicursos: Projetos para Eventos, Cerimonial e Protocolo Social, Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, Oficina de Planejamento participativo e Oficina de Elaboração de Drinks.

Turismo LGBT

Já no dia 26/9, ocorrerão as atividades da “Oficina de Mercado e Turismo LGBT”, no Les Artistes Café Teatro que traz uma discussão sobre o mercado e turismo LBGT, um assunto importante e atual para discutir de acordo com o palestrante e antropólogo Fábio Castro. “A abordagem dessa palestra vai ser muito simplificada e direta. A ação vem justamente para falar dos desafios da qualificação do público LGBT, vamos debater a questão do empregado e empregador direitos e deveres e a importância da qualificação da categoria”, comentou.

Segundo o diretor de turismo da Manauscult, João Araújo, o turismo LGBT é um dos segmentos que mais crescem dentro do setor, atingindo milhões de consumidores de um mercado de alto poder aquisitivo. “Já vínhamos tentando trabalhar esse tema há algum tempo por acreditarmos que Manaus seja um destino friendly e que pode oferecer produtos e serviços à altura da expectativa desse mercado, além de oferecer experiências únicas e diferenciadas aos visitantes, por isso foi incluído na semana do turismo”, apontou.

Workshop

A programação inclui, ainda, a 8ª edição do Workshop de Turismo que contará com palestras sobre “Novas Tendências e oportunidades de Negócio no Segmento do Turismo”, “Acessibilidade no Turismo” e o lançamento do livro “Segredos da Floresta”, de Josafá Barbosa. Além de visitação gratuita nos espaços como Teatro Amazonas, Zoológico Cigs, Museu do Índio e Bosque da Ciência.

Segunda-feira, 25/9

Oficinas e Minicursos – Local: ESAT/UEA

14h às 17h – Projetos para Eventos, com João Fernandes

14h às 17h – Oficina de Planejamento Participativo, com Karla Cristina