Notícias

Semana do Meio Ambiente terá programação especial e plantio de 400 mudas de árvores

A Semana do Meio Ambiente será marcada por uma programação especial, realizada pela Prefeitura de Manaus nos dias 2, 4 e 5 de junho que incluem a inauguração das obras de reforma da primeira etapa do Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, no dia 2; uma manhã de atividades voltadas para o meio ambiente e a saúde no Parque Municipal do Mindu, dia 4,  e o plantio de 400 mudas de árvores no Complexo Viário 28 de Março, na avenida Torquato Tapajós, no domingo, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente.

“Este ano entregaremos a primeira etapa do Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, e anunciando um grande que é a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) pela Manaus Ambiental, que dará à lagoa as condições ideais de convivência para frequentadores e moradores do Japiim”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente (Semmas), Itamar Mar.

As obras no parque têm recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA) e de compensação ambiental. “Essa tem sido a marca registrada da gestão do prefeito Arthur Neto, que mesmo em tempos de crise tem possibilitado à gestão municipal realizar obras que proporcionam a melhoria da qualidade de vida para a população sem recursos do Tesouro Municipal”, afirmou Itamar Mar, lembrando que nos últimos três anos todas as realizações da área ambiental têm sido possibilitadas por meio da gestão dos recursos do FMDMA e compensações ambientais.

No Parque do Mindu, quem for visitá-lo no sábado, 4, das 8h às 12h, poderá participar de diversas atividades ligadas ao bem-estar e à saúde. Estudantes e professores de diversas instituições de ensino superior estarão expondo trabalhos acadêmicos e participando de atividades físicas, trilhas interpretativas, palestras, aulão de ginástica, caminhada ecológica e plantio de mudas. “Nosso objetivo  é promover a integração entre os diversos atores que estão trabalhando temas ligados ao meio ambiente e à saúde”, explica o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes. “É importante agregar os diversos públicos porque os alunos estão produzindo conhecimentos e quanto mais tivermos a possibilidade de conhecer esses trabalhos mais capacitados estaremos”, afirma.

Para esse projeto, a Semmas firmou parcerias com diversas instituições de ensino superior e outros órgãos entre eles a Fametro, Estácio do Amazonas, Uninilton Lins, Uniasselvi, Uninorte, OCA do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

No domingo, 5/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá o plantio de 400 mudas de árvores de espécies florestais nos canteiros do Complexo Viário 28 de Março, na Avenida Torquato Tapajós. “A atividade do Plano Arboriza Manaus fecha a programação com chave de ouro, dando prosseguimento ao Plano de Arborização 2016 da Prefeitura de Manaus, que tem como meta o plantio de dez mil mudas em 58 logradouros da cidade”, afirmou Itamar Mar.

FOTOS: KARLA VIEIRA

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse