Notícias

Semana do Meio Ambiente 2017 terá programação de 3 a 10 de junho

A Semana do Meio Ambiente 2017, da Prefeitura de Manaus, será aberta no dia 3/6 no Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez, zona Centro-Sul, com uma programação extensa e variada, que marca também a celebração de parcerias importantes para a gestão ambiental municipal. A Semana, que se estenderá até o dia 10/6, contará com iniciativas inéditas, a exemplo da Mostra de Dança de Manaus (Modama) e a 1ª Corrida e Caminhada Ecológica Manaus, que se incorporam ao calendário de eventos do Parque Municipal do Mindu, se estendendo aos demais parques e unidades de conservação municipais e levando um público ainda maior a conhecer as áreas protegidas de Manaus de um modo diferente: através das trilhas naturais existentes nesses espaços.

 

A semana será aberta pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, com o lançamento da cartilha de educação ambiental “Vamos Jogar Limpo”, produzida em parceria pela Prefeitura de Manaus e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A cartilha tem como finalidade informar acerca dos conceitos e penalidades aplicáveis para casos de poluição sonora, descarte de resíduos e corte e poda sem autorização, infrações ambientais mais frequentes recebidas pelos dois órgãos. O objetivo é difundir essas informações e contribuir para a redução da incidência destes crimes.

 

Além da cartilha, o prefeito Arthur Virgílio fará ainda os lançamentos das campanhas de combate às queimadas 2017 – que pretende antecipar as ações de educação ambiental e fiscalização no combate aos focos de queimada na área urbana – e do programa de formação Agentes Ambientais Voluntários, que até o final deste ano terá formado 13 turmas de agentes em diferentes zonas da cidade. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, este ano a Semana do Meio Ambiente terá como diferenciais a realização da 22ª edição da Mostra de Dança de Manaus (Modama) e da 1ª Corrida e Caminhada Ecológica Manaus.

 

Com o apoio de parceiros, a programação cujo tema é “Nossa Casa, Nossa Responsabilidade”, abrirá espaço no sábado para uma mostra de trabalhos acadêmicos com o tema Biomas Brasileiros, no Parque do Mindu. Estarão expondo trabalhos alunos e professores das faculdades Uninorte, Nilton Lins, Estácio do Amazonas, Metropolitana de Manaus (Fametro), Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), Esbam e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No domingo, acontecerá a Corrida e Caminhada Ecológica Manaus, com três quilômetros de trilhas a serem percorridas dentro do Parque do Mindu, e uma pedalada ambiental, em parceria com o grupo Samel, no Parque Municipal dos Bilhares.

 

Na segunda-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos e moradores das comunidades do entorno do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu estarão realizando a partir das 8h uma grande ação de recomposição vegetal da mata ciliar do igarapé do Mindu, com o plantio de mil mudas, de espécies arbóreas e frutíferas nativas. A ação faz parte do termo de ajustamento de conduta firmado pela Prefeitura de Manaus e o Ministério Público Federal (MPF). À tarde, a partir das 13h, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o McDonald’s, dará início à distribuição de mudas no estacionamento da matriz do grupo em Manaus, situada na esquina da Rua Pará com a Avenida Djalma Batista, no Vieralves.

 

Entre os dias 6 e 10, serão realizados ciclos de palestras e minicursos com temas relacionados às áreas protegidas e arborização urbana. No dia 6, a palestra será no Salão Paroquial da Igreja Santa Clara, das 14h às 17h, sobre a APA Tarumã Ponta Negra. Nos dias 6 e 7, no mesmo horário, o tema será Manejo de Fauna Silvestre, no Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras. De 6 a 9, no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, haverá também palestras e o minicurso Noções Básicas de Horta Urbana, das 8h às 11h30. Dia 9, na Praça do Conjunto Atílio Andreazza, das 8h as 12h, acontecerá uma roda de conversa sobre o patrimônio ambiental da APA Ufam Acariquara.

 

A programação será encerrada no dia 10/6, com uma ação de coleta de resíduos na APP da APA Tarumã-Ponta Negra, nas ruas 20 e 29 do Conjunto Versalles, das 8h às 12h. No Parque Municipal Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, também das 8h às 12h, haverá a limpeza de áreas diagnosticadas como lixeiras viciadas, que serão transformadas em jardins comunitários.  Por fim, uma ação de manutenção do Parque Ponte dos Bilhares, das 14h às 17h.

 

 

Fotos: Alexandre Fonseca / Seminf e Altemar Alcântara / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/p/TPykzF

                           https://flic.kr/p/URpSWK

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): (92) 3236-6684

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse