Semana da Juventude será realizada pela primeira vez em Manaus

Promovendo discussões sobre políticas para a juventude negra, além de atrações culturais, seminários e oficinas, a Semana da Juventude Manaus 2017 será realizada pela primeira vez entre os dias, 20 a 26/11, em diferentes pontos da cidade. O lançamento da programação ocorre na próxima segunda-feira, 13, às 15h, no Les Artistes Café Teatro, na avenida 7 de Setembro, Centro.

Com uma programação extensa, que vai de mostras musicais, oficinas, mesas-redondas, debates sobre políticas públicas para a juventude negra e discussão sobre o Plano Municipal de Juventude, o encerramento será realizado com a Corrida pela Juventude, no dia 26, no Complexo Turístico da Ponta Negra, na Zona Oeste.

Para o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Luiz, Manaus está avançando com políticas públicas para a juventude. “Este ano foi de grandes conquistas para os jovens de Manaus. Aproximadamente, 20 audiências públicas foram realizadas para a criação do Plano Municipal de Juventude, que atualmente está nos trâmites finais, e quando aprovado será o primeiro da região norte”, ressaltou.

Parceria

A Semana da Juventude Manaus 2017 será realizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Coletivo Difusão (organização cultural) e o Conselho Municipal de Juventude, órgão atrelado à Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Realizado desde 2007, o Festival Até o Tucupi completa 10 anos e chega a sua 12ª edição. Este ano o evento ocorrerá dentro da 1ª Semana da Juventude de Manaus. O festival é realizado pelo Coletivo Difusão, e busca valorizar as artes integradas e a promoção do intercâmbio cultural do Estado com outras regiões do país.

O festival observou a coordenadora do Coletivo Difusão, Michelle Andrews, levanta pautas a serem discutidas sobre a juventude. “O Até o Tucupi faz esse fortalecimento das pautas sobre a juventude. Levanta pautas que nunca foram discutidas e incentiva o debate sobre diversas problemáticas. Nossos eventos e programações são abertos a todos os públicos, mas voltado, principalmente, aos jovens”, salientou.

“A Semana da Juventude é a celebração de tudo aquilo que conquistamos este ano. Avançamos com as audiências públicas para a criação do Plano Municipal de Juventude. E agora para celebrar todo esse avanço, vamos ter uma programação bem bacana com discussões sobre a temática da juventude negra, nesse mês que os olhos estão voltados para o dia da Consciência Negra. Com atrações nacionais e locais, e também com oficinas e seminários”, explicou o presidente do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), Bruno Soares.

Texto: Fábio Leite / Semjel

Fotos: Divulgação / Coletivo Difusão

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel): (92) 98842-1436 / 3248-8706