Semana da Juventude debate sobre políticas públicas para juventude negra na zona rural de Manaus

O quarto dia de programação da Semana da Juventude Manaus 2017, realizado nesta quinta-feira, 23/11, debateu sobre políticas públicas para a juventude negra e o Plano Municipal de Juventude com alunos da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, localizada no quilômetro 24 da BR-174 (Manaus – Boa Vista), na zona rural de Manaus.

Com a apresentação de um vídeo retratando casos de racismo, os estudantes foram estimulados a refletir e relatar suas opiniões sobre o conteúdo apresentado a eles. No local, foram realizados, ainda, pelo Projeto ‘Viver Melhor Sabendo’, testes rápidos para HIV, além de orientação e dicas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

A aluna do terceiro ano do ensino médio, Suelen Oliveira, 17, mostrou que entendeu o assunto, expressando sua opinião sobre o tema abordado. “É muito importante esse trabalho da Prefeitura de Manaus para divulgação nas escolas, pois a gente consegue enxergar o que é realmente o retrato da sociedade. Todos nós temos oportunidades, somos iguais e podemos fazer o que quisermos”, enfatizou.

Mais novo e com entendimento do tema, Davi Freitas, 12, estudante do sexto ano do ensino fundamental passou sua opinião de forma sucinta, mas reflexiva. “Não há diferença entre nós. Somos todos iguais, por dentro e por fora”, declarou timidamente.

O presidente do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), órgão atrelado à Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Bruno Soares, afirmou que a intenção é levar um projeto pioneiro como a Semana da Juventude para todas as zonas geográficas da cidade. “É com muita satisfação que estamos realizando essa programação, principalmente na zona rural, pois a realidade aqui é diferente da realidade que vivemos na área urbana de Manaus. Fazendo com que eles sintam-se assistidos e tenham acesso à experiências como as que realizamos aqui hoje”, destacou.

A Semana da Juventude 2017 está sendo realizada pela Prefeitura de Manaus em parceria com o Coletivo Difusão e o Conselho Municipal de Juventude. Além de contar com os apoios da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A escola

Com amplo espaço para realização de atividades variadas, a Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos conta com mais de 500 alunos e oferece os ensinos infantil, fundamental, médio e profissionalizante. Em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professores são cedidos para realização das aulas no local.

Programação

A Semana da Juventude continuará com suas atividades nesta sexta-feira, 24, com emissão de carteiras de trabalho e cadastro no Sistema Nacional de Empregos (Sine), localizado na avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona Norte. Ocorrerá, também, a oficina “Todas são manas – introdução à produção de beats”, no Coletivo Difusão, na rua Boa Sorte, Presidente Vargas, zona Sul.

Texto: Fábio Leite / Semjel

Fotos: Mauro Smith/Semjel

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel): (92) 3248-8706