Semana do Controle Social marca comemoração do 28º aniversário do Conselho Municipal de Saúde
Para comemorar o 28º aniversário de criação do Conselho Municipal de Saúde – Manaus (CMS/MAO), conselheiros locais e municipais estão preparando a realização da 14ª Semana do Controle Social. O evento vai acontecer nos dias 11 e 12 de junho, na Universidade Paulista (Unip), avenida Mário Ypiranga, bairro Parque 10 de Novembro, com o tema “Protagonismo do controle social para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS”.
A programação do evento foi um dos assuntos abordados durante a 5ª Assembleia Geral Ordinária do CMS/MAO, realizada na manhã desta quarta-feira, 5/6, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no bairro da Paz, zona Oeste, com a participação dos conselheiros municipais que representam gestores, trabalhadores e usuários do SUS.
Durante a assembleia, o conselheiro e secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, lembrou que o CMS foi instituído por lei no dia 11 de junho de 1991, como um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS para o município de Manaus.
“O CMS está completando 28 anos de atuação e é possível perceber claramente os avanços. Hoje, Manaus conta com um Conselho de Saúde totalmente reestruturado, inclusive com eleições diretas para representação da população, sendo um espaço democrático, onde é possível discutir temas como educação em saúde, o combate a surtos de doenças como o sarampo, novos projetos e a ampliação da cobertura de atendimento na Atenção Básica. Tudo isso sempre com o objetivo de melhorar o atendimento oferecido à população e fortalecendo o controle social na saúde”, destacou Marcelo Magaldi.
Controle social
Além de ser um evento para comemorar o aniversário de criação do CMS, a Semana do Controle Social acontece anualmente com o objetivo de destacar a importância da participação da sociedade na definição de políticas públicas, o que é efetivado por meio da atuação dos conselheiros municipais e locais de saúde.
De acordo com presidente do CMS/MAO, conselheiro Jorge Carneiro, o evento pretende reunir quase 250 pessoas, tendo como público-alvo prioritário os conselheiros de saúde municipais e os conselheiros locais, que são aqueles que atuam na área de abrangência das Unidades de Saúde, com representação de trabalhadores (25%), gestores (25%) e usuários (50%).
“A Semana do Controle do Social é um espaço para o debate e mobilização dos conselheiros. Este ano, o tema principal foi definido como reflexão para a importância de um maior protagonismo dos conselheiros de saúde e da sociedade em geral para o fortalecimento do controle social na saúde, principalmente considerando o cenário atual no Brasil de questionamentos e ataques aos princípios do SUS. O controle social é um desses princípios e o SUS não existe sem a participação social na condução das políticas públicas em saúde Então, esse é um momento de debater e refletir sobre o papel de cada um no fortalecimento do SUS”, afirmou Jorge Carneiro.
Programação
A 14ª Semana do Controle Social terá início na terça-feira, 11/6, das 13h às 17h, com a posse dos novos conselheiros eleitos no processo eleitoral complementar realizado no mês de maio, e solenidade em celebração ao 28º aniversário do CMS.
Na quarta-feira, 12/6, das 8h às 17h, serão realizadas palestras abordando os temas “Protagonismo do controle social para o fortalecimento do SUS” e “Atribuições e competências dos conselheiros de saúde”, seguido de apresentação de experiências exitosas do controle social.
A programação também vai envolver o debate em mesa redonda sobre quatro temas: Entendendo os determinantes sociais e a organização dos sistemas de saúde; Gerindo a atenção à saúde; Eixos estratégicos para resolutividade na Atenção Básica; Eixos estratégicos para participação social em saúde.
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa
Notícias relacionadas

Terceira edição do Passo a Paço reúne 64 mil pessoas no Centro Histórico da cidade

Comemorações dos 347 anos de Manaus encerram sem ocorrências envolvendo crianças e adolescentes

Bairro Praça 14 comemora aniversário com três dias de festa

Praça 14 de janeiro celebra 132 anos

Conjunto Viver Melhor terá festa de aniversário sábado com estrutura de palco, som e iluminação

Parque Cidade da Criança realiza Oficina de Máscaras Carnavalesca e Show da Luna no fim de semana

Maranata, Carnaval Cristão, terá 24ª edição

Samu completa 11 anos em Manaus, com mais de 4 milhões de chamadas recebidas

Cinco bandas encerram Carnaval de rua em Manaus neste fim de semana

Cinema, oficinas e espetáculo musical animam Parque Cidade da Criança neste fim de semana

Semsa encerra semana das mulheres alertando contra a violência doméstica

Café Teatro recebe semifinal do Concurso Miss Plus Size

LGBT Folia marca o encerramento do Carnaval de rua 2017 em Manaus

Bairros Jorge Teixeira e São José comemoram aniversário neste sábado

Mais de 2 mil pessoas participam da edição especial de aniversário da Faixa Liberada na Ponta Negra

Último dia para bandas de pop rock concorrerem ao edital de seleção

Último dia de Seleção de Banda Pop Rock reúne 6 bandas no Porão do Alemão neste sábado

Musical “A Paixão de Cristo” será encenado por idosos da Fundação Doutor Thomas

Comunidade Alfredo Nascimento comemora aniversário com caminhada pela paz

Atrações esportivas são destaques da Ponta Negra no mês de maio

Parque Cidade da Criança recebe visita da ex-BBB Vivian Amorim

Centro histórico recebe festival cultural “Miga Sua Lôca”

Colônia Terra Nova e Comunidade 11 de Maio comemoram aniversário

Parque Cidade traz programação especial no fim de semana

Terceira Feira de Livros bate recorde de arrecadação e terá diversas atrações culturais

Bairros da zona Oeste realizam festa para as mães

Fim de semana terá 16 festivais folclóricos nos bairros

Moana e Maui vão agitar o Parque da Criança com Show Musical e Sessão de fotos neste fim de semana

Prefeitura institui Semana do Bebê Manauara

CMS e Semsa finalizam programação de aniversário com avaliação de capacitação