Notícias

Semana de comemorações pelos 70 anos da Guarda Municipal

A Prefeitura de Manaus abriu, nesta quinta-feira, 13/6, às 9h, a semana de comemorações pelos 70 anos da Guarda Municipal de Manaus, com a palestra motivacional “Alegria de Servir e Proteger”, no auditório da Casa Militar de Manaus, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, nº 770, no bairro Compensa, zona Oeste.

 

Semana de comemorações pelos 70 anos da Guarda Municipal

 

O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Antonio Brandão, destacou que a corrida marca o início das comemorações pelos 70 anos da Guarda. “Seguindo a política do prefeito Arthur Virgílio Neto de valorização do servidor, esta é uma forma de reconhecer os guardas municipais que prestam serviços valiosos para a Prefeitura de Manaus”, afirmou.

 

A Guarda Municipal de Manaus é a mais antiga do Brasil, segundo o subsecretário da Casa Militar, coronel Thiago Balbi, que destacou que a programação da semana de comemorações contará ainda com uma sessão solene na Câmara Municipal de Manaus, nesta sexta-feira, 14/6, e também com a 1ª Corrida da Guarda Municipal, que será realizada no próximo domingo, 16/6.

 

“Hoje é a abertura oficial da nossa semana de comemoração aos 70 anos da Guarda Municipal e nós teremos outros eventos. Em torno de mil atletas se inscreveram para participar, além da Guarda Municipal de Presidente Figueiredo, que estará também com a representatividade de 40 guardas”, frisou.

 

Presente no evento, a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, destacou que entre as atividades de comemoração, é fundamental a capacitação para a excelência dos serviços. “São 70 anos de compromisso com o patrimônio da cidade. E com a falta de segurança pública, a Guarda Municipal acaba protegendo todos os nossos servidores. Estamos em um momento de qualificação, porque a guarda, no momento em que completa 70 anos, sabe que muito ainda vai avançar”, pontua.

 

A palestra contou com a parceria e coordenação da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

 

De acordo com a diretora de Educação e Aperfeiçoamento da Espi/Semad, Jeânia Bezerra, a palestra visa trabalhar o emocional dos guardas municipais e destacar a importância do seu trabalho para a Prefeitura de Manaus e para a sociedade. “É uma palestra que vem trazer uma reflexão da forma de viver, em que trabalhamos as emoções, o lado emocional, a autoestima, porque o servidor da guarda, é um servidor que passa por muitos estresses no dia a dia do seu trabalho”, comenta.

 

Para o subcomandante da Guarda Municipal, Josué Pessoa, ações continuadas de capacitação preparam os guardas para a excelência no exercício da profissão. “Diversos cursos, palestras, atividades de capacitação têm ocorrido no sentido de preparar o guarda municipal para proteger o patrimônio público e fortalecer uma comunicação com a população de Manaus. Também têm sido feitos treinamentos técnicos voltados à atividade de patrulhamento, atividade de segurança, seja no patrimônio público, seja em eventos organizados pela prefeitura”, afirma.

 

O guarda municipal Juliano Costa, que atua na Gerência de Operações Especiais (GOE), comenta que a palestra traz um novo olhar aos participantes e em consequência reflete no contato com a sociedade. “Acredito que, após essa palestra, saímos com uma visão diferenciada, para melhor, no que diz respeito à nossa atuação. A sociedade está reconhecendo cada vez mais o papel da Guarda Municipal”, conclui.

 

Corrida

Nesta sexta-feira, 14/6, também começa a entrega de kits para os inscritos na 1ª Corrida da Guarda Municipal, que será realizada no próximo domingo, 16/6.

 

A entrega será realizada nesta sexta-feira, das 14h às 20h, e no sábado, das 10h às 14h, na loja Track & Field, no Ponta Negra Shopping, zona Oeste da cidade. Todos os kits colocados à venda pelo site ticketagora.com.br foram vendidos.

 

A largada da corrida está prevista para as 6h30, na sede da Casa Militar, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, nº 770, Compensa, zona Oeste.

 

Texto – Beatriz Bonet / Semad e Chico Bruno Santos / Casa Militar

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmEeY4Cj

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse