Notícias

Segurados podem se inscrever para cursos de Libras e coleta seletiva

Mais do que uma língua, um ato de inclusão. Mais do que um ambiente limpo, uma ação de respeito à natureza. São esses conceitos de cidadania que irão nortear os próximos cursos que a Prefeitura de Manaus vai disponibilizar, a partir de junho, aos segurados do município, mas também com vagas para o público em geral: Língua Brasileira de Sinais (Libras) e coleta seletiva/reciclagem. A primeira, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

 

 

Segurados podem se inscrever para cursos de Libras e coleta seletiva
“Libras é o resultado do esforço em atendermos uma solicitação dos próprios segurados e, no caso da reciclagem, uma oportunidade de trabalharmos um tema relacionado ao meio ambiente, algo tão necessário na atualidade”, disse a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

 

As técnicas de ambos os cursos, na avaliação da presidente, vão se unir ao olhar atencioso de cada um em relação à vida em sociedade, construindo um futuro onde todos possam se relacionar em equidade com as diversidades, inclusive as pessoas com deficiência. “Assim, Libras oferece ao segurado a oportunidade de aprender uma nova língua exercitando a cognição. No de coleta seletiva, pretendemos incentivar um cuidado maior com o meio ambiente, sobretudo em uma capital que é envolvida pela floresta e traz esse laço com a natureza em sua cultura”, complementa, lembrando que produtos confeccionados a partir de dejetos reutilizáveis podem se transformar em complemento de renda, como já acontece, por exemplo, com o artesanato.

 

Também começa neste mês o curso de automaquiagem, mas as vagas já estão esgotadas, com direito à lista de espera. Para se inscrever, os candidatos devem comparecer na sede da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, nº 2.480 – Chapada, das 8h às 14h, ou tirar dúvidas pelo telefone (92) 3186-8000, das 8h às 17h.

 

Zumba

 

Enquanto as novas atividades não começam, outras vão cumprindo sua missão. Nesta quinta-feira, 9/5, houve o encerramento do curso de zumba, que fechou o ciclo com uma apresentação das alunas. “Nossa avaliação é muito positiva. Zumba já é recorrente na casa, devido a esse interesse das seguradas pela busca da qualidade de vida, romper com o sedentarismo e fazer novas amizades. Inclusive, terminou, mas com o ‘apelo’ de permanecer na grade de cursos”, mencionou a assistente social da Previdência, Deborah Aubert.

 

Nessa atividade, a parceira da Previdência é a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), que cedeu o instrutor. A diretora do departamento de Educação e Aperfeiçoamento da instituição, Jeânia Bezerra, diz que, além de capacitar os servidores ativos, é papel da Espi/Semad desenvolver ações que visam beneficiar os servidores aposentados que tanto contribuíram para o serviço público.

 

“Esse trabalho é orientado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, com o objetivo de atingir as metas do planejamento estratégico Manaus 2030, no que se refere ao eixo de valorização de pessoas”, lembrou.

 

A dedicação e o empenho das alunas mereceram elogios do professor da atividade, Jean Muler. “Conseguimos trabalhar um padrão de atividade e, principalmente, contribuir para que a saúde corporal e mental das participantes esteja sempre em alta”.

 

Todos os cursos oferecidos pela Manaus Previdência acontecem por meio de parceria, sem nenhum custo. Ao longo de 2019, a autarquia vai realizar 15 atividades, sendo três com mais de uma turma. As parceiras deste ano são a Espi/Semad (zumba, exercitando a memória, espanhol, artesanato, teatro, dança do ventre, inglês, inclusão digital e empreendedorismo), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas/Cetam (planejamento e controle de finanças; coleta seletiva e reciclagem, e técnicas de coaching) e a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade/Funati (canto coral, ginástica e artesanato).

 

Programação:

 

Os próximos cursos da Manaus Previdência (*)

 

Libras

Período – 3/6 a 15/7, às segundas, quartas e sextas

 

Coleta Seletiva e Reciclagem

Período – 10/6 a 19/6, de segunda a sexta-feira

 

Artesanato – sempre às terças e sextas

Biscuit – 2 a 26/7

EVA – 6 a 30/8

Fuxico – 10/9 a 4/10

 

Teatro

Período – 8 a 30/7, segundas e sextas

 

Exercitando a Memória

Período – 5/8 a 30/9, segundas e quartas

 

Dança do ventre

Período – 6/8 a 19/9, terças e quintas

 

Inglês

Período – 10/9 a 18/10, terças, quintas e sextas

 

Inclusão digital

Período – 10/9 a 31/10, terças e quintas

 

Empreendedorismo

Período – 1 a 29/10, terças e quintas, das 9h às 11h

 

Técnicas de Coaching

Período: 7 a 18/10, segunda a sexta

 

(*) Os cursos serão realizados no horário das 8h30 às 10h30, com exceção do de Empreendedorismo

 

Texto – Marcia Claudia Senna e Jackeline Brazão / Manaus Previdência

Foto –  Lucas Cabral / Manaus Previdência

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse