Notícias

Sede da Prefeitura de Manaus ganha iluminação azul em conscientização ao Autismo

02.04.2018 Sede da Prefeitura de Manaus recebe iluminação pelo dia Mundial do Autismo
Na noite desta segunda-feira, 2/4, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, acenderam as luzes da cor azul que iluminarão, durante todo o mês, a sede da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O ato integra a campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital, que contará com várias atividades voltadas para a conscientização e combate ao preconceito.

 

O prefeito Arthur destacou a importância e o amor que se deve ter com a pessoa autista e lembrou que muitos nomes importantes da história estão marcados por esse espectro, mas nunca deixaram de ser pessoas fascinantes. ”Eu passei a admirar essas mentes privilegiadas, que possuem corações fantásticos, de onde saem coisas encantadoras. Essas crianças precisam ser, cada vez mais, respeitadas e incentivadas”, disse.

 

A programação do mês dedicado ao autismo envolve atividades físicas, lúdicas, palestras e audiência pública acerca do tema. As atividades estão sendo organizadas e realizadas em parceria com organizações da sociedade civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fundo Manaus Solidária e as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), de Educação (Semed), da Saúde (Semsa) e da Juventude Esporte e Lazer (Semjel).

 

O secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, destacou que todos devem dar o melhor de si para fazer o bem. “Quando se fala de autismo, fala-se de crianças que precisam de cuidado, que precisam de atenção, mas, acima de tudo, precisam de respeito”, alertou.

 

Representando as mães de todas as crianças que vivem com TEA, Fabiana Nascimento esteve junto ao Isaac, seu filho de 13 anos, acompanhando o acendimento das luzes. “Esse é um dia mundial para conscientizar a todos, mas o Isaac não é autista só hoje, ele é autista todo dia. Ele foi diagnosticado com TEA extrema e, graças ao trabalho no abrigo Amigo Ruy, hoje eu posso até sair pra passear com meu filho, igual ao dia de hoje”, comentou.

 

Sobre o Autismo

 

O autismo pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, em alguns casos, pode causar distúrbios do sono e gastrointestinais. Déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia também são recorrentes em pessoas em pessoas com TEA.

 

Não há cura para o autismo, mas a identificação precoce pode colaborar para a melhoria da qualidade de vida do autista e seus familiares.

 

“Nosso trabalho é incluir os autistas na sociedade e banir todas as formas de preconceito. A qualidade na prestação de serviço é uma das recomendações do prefeito Arthur Neto para com essas pessoas. Ano passado realizamos em torno de 61 mil atendimentos no Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar) ”, pontuou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

 

Garantia de Direitos

 

Em janeiro deste ano, o prefeito Arthur Virgílio Neto garantiu aos autistas ações de conscientização atemporais, por meio da sanção da Lei Municipal n° 2.226, que obriga os estabelecimentos públicos e privados da capital a inserirem nas placas atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.

 

As placas de atendimento preferencial de empreendimentos, como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral e similares devem incluir o símbolo mundial da conscientização em relação ao autismo – o símbolo se configura como uma fita, feita de peças de quebra-cabeça coloridas.

 

O símbolo também deve constar nas placas indicativas de vagas preferenciais reservadas a pessoa com deficiência (PcD), em estacionamentos e garagens de responsabilidade da prefeitura, a seguinte mensagem: “Ato de Cidadania – Respeite a vaga preferencial”.

 

Jogos Adaptados

 

No dia 07 de abril, na Mini Vila Olímpica, a Semed, por meio dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), em parceria com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a empresa Endurance Sports, promove a 5ª Corrida Azul para adultos e crianças. A taxa de inscrição é de R$ 40 para crianças e R$ 60 para adultos, e pode ser feita no sitewww.endurancemanaus.com.br.

 

Serão disponibilizadas 1.400 vagas, sendo 400 destinadas ao público infanto-juvenil, que vão participar da Corridinha Azul.  Os adultos vão percorrer um percurso de 5 km, saindo da avenida Pedro Teixeira, passando pelas avenidas Constantino Nery, Theomário Pinto da Costa, e retornarão ao ponto de largada.

 

Programação Completa

 

  1. Palestra     MUPA

Data: 2/4

Horário: 18h às 21h

Local:  Faculdade Boas Novas

 

  1. Teatro: “Heróis da Superação – O Espetáculo ”       Instituto Autismo no Amazonas

Data: 5/4

Horário: 20h

Local: Teatro Amazonas

 

  1. Corrida Azul (Adultos) e Corridinha (Crianças) – SEMED

Data: 7/4

Horário: 16h

Local: Fundação Vila Olímpica

 

  1. Concentração para a Corrida na Vila Olímpica –SEMED

Data: 7/4

Horário: 15h

Local: Fundação Vila Olímpica

 

  1. Audiência Pública        Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

Data: 13/4

Horário: 14h às 18h

Local: Auditório da OAB

 

  1. Feijoada Beneficente   Instituto Autismo no Amazonas

Data: 14/4

Horário: A partir de 12h

Local: Clube Municipal

 

  1. Bazar       MUPA

Data: 30/4

Horário: 7h às 12h

Local: Manaus Plaza Shopping – Avenida Djalma Batista

 

— —

 

Texto: João Paulo Gonçalves / Semcom e Alexsandro Machado / Semmasdh

Fotos: Alex Pazuello / Semcom

 

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmgYN7dh

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse