Secretária dá início ao cronograma de visitas às escolas em 2017

Para aproximar o contato com os educadores e conhecer de perto os trabalhos realizados nas escolas da rede, a secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, retomou o cronograma de visitas às unidades de ensino do município, em 2017.

As primeiras visitas aconteceram, na manhã desta quarta-feira, 8, no Centro municipal de Educação Infantil (Cmei) Padre Cláudio Dalbon e Escola Municipal Sociólogo Herbert José de Souza, ambas no Amazonino Mendes, zona Norte de Manaus. A intenção da titular da pasta é realizar visitas semanais às unidades de ensino da Semed.

Durante a visita, as equipes das subsecretarias de Infraestrutura e Logística e de Gestão Educacional estiveram presentes para acompanhar as demandas e procurar ações práticas para solucionar eventuais problemas.

No Cmei, que atende 280 crianças do 1° e 2° período, a diretora Hananda Queiroz apresentou o local e os projetos desenvolvidos pelos alunos, como o ‘Pequeno Escritor’, que inclui o ‘Livrinho Viajante’, em que os pequenos levam livros para casa na sexta-feira, a família lê com eles no final de semana e na segunda, os pais vão à escola contar a história para os coleguinhas da turma do filho.

“Desenvolvemos, durante todo ano, atividades de incentivo à leitura, os alunos já saem daqui para o Ensino Fundamental lendo. Na Jornada Pedagógica deste ano, incluíram oficialmente a Educação Infantil no processo de alfabetização dos alunos. Fiquei muito feliz. Não considero um trabalho a mais, mas sim um salto significativo, um avanço”, disse a diretora que também reforçou com a secretária e equipe de infraestrutura sobre a possibilidade de ampliar a unidade.

Já a Escola Municipal Sociólogo Herbert José de Souza atende 680 alunos de 1°ao 5° ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino. Segundo a diretora, Aderlane Maciel, a unidade avançou no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4,9 para 5,4 e a equipe pedagógica está empenhada para atingir a meta de 6,2 no Ideb 2017. A gestora também mostrou alguns problemas estruturais e a equipe da Engenharia retornará à unidade, nesta quinta-feira, 9, para fazer um levantamento dos serviços necessários. “Aqui na escola temos uma equipe de educadores muito boa e comprometida. Os pais também são bem presentes. Vamos em busca de melhorar nossos resultados e tenho certeza que os problemas da escola serão sanados”, observou.

A professora do 5° ano, Tania Israel, afirmou que já definiram ações para este ano e está na expectativa para que atinjam o resultado esperado. “Como as aulas iniciaram nesta semana, estamos fazendo diagnóstico das turmas, mas já conversamos com eles sobre a prova e estão supermotivados. Começamos com todo o gás”, disse.

Segundo a secretária, as visitas são fundamentais para se aproximar dos educadores, ouvir as demandas, conhecer pessoalmente o que é produzido nas escolas e ter contato também com pais e alunos da rede. Destacou, ainda, os trabalhos realizados nas unidades de ensino e a importância da gestão à frente das escolas para a organização, melhoria dos índices e motivação da equipe.

“Fiquei encantada com o trabalho desenvolvimento no Cmei. Só veio reforçar a minha certeza de que o que nós fazemos na Educação Infantil em Manaus é de altíssima qualidade. Uma equipe muito coesa, acolhendo as crianças que estão entrando em uma escola pela primeira vez, lindo de ver, emocionante. Na outra escola, também encontramos uma equipe motivada, que teve um crescimento expressivo no último Ideb e está empenhada para atingir a meta de 6,2 neste ano. Isso nos dá ânimo para ir atrás de enfrentar os desafios e buscar melhores condições de trabalho a todos”, pontuou.

Texto: Gisa Prazeres

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054