Saúde nas Galerias atende população no Centro de Manaus

Como parte das ações do projeto Saúde nas Galerias, a Prefeitura de Manaus, a partir da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta terça-feira, 12/12, das 9h às 13h, a oferta de serviços na Galeria Espírito Santo, na rua 24 de Maio, bairro Centro.

Com o apoio do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), a população teve acesso à consulta médica com clínico geral, dispensação de medicamento, vacinação, distribuição de preservativos femininos e masculinos, aferição de pressão arterial e oferta de testagem rápida para detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C.

O projeto teve início no mês de agosto e é realizado duas vezes ao mês. Até a edição do mês de novembro, já havia registrado um total de 5.738 atendimentos.

“A Prefeitura de Manaus idealizou o projeto com o objetivo de ampliar e divulgar as ações da Atenção Básica em Saúde, principalmente no que se refere à prevenção de doenças, promoção da saúde e detecção precoce de agravos como hipertensão, diabetes e infecções sexualmente transmissíveis”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O público alvo principal são microempresários, trabalhadores e frequentadores das galerias populares do Espírito Santo e dos Remédios. O comerciante Gilberto Dias Pontes, 61, que trabalha na Galeria Espírito Santo desde a inauguração em 2014, foi um dos microempresários beneficiados com o projeto, participando de todas as edições do Saúde nas Galerias.

“Eu tenho uma loja aqui na Galeria Espírito e sempre aproveito para participar de alguma atividade do projeto. Passei pelo atendimento médico e nessa edição procurei a ação para tomar a vacina da febre amarela e para a segunda dose da vacina de Hepatite B. Como trabalho na galeria mesmo, o acesso aos serviços ficou mais fácil”, afirmou Gilberto Pontes.

Além de vacina contra febre amarela, o Disa Sul disponibilizou as vacinas contra difteria e tétano, influenza e HPV, e a vacina tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola). A programação do projeto conta a cada edição com atividades de Educação em Saúde, com a orientação e distribuição de material informativo sobre temas como saúde bucal, nutrição, hipertensão arterial, diabetes, combate ao Aedes aegypti, ao tabagismo e às infecções sexualmente transmissíveis.

— — —

Texto e Fotos: Eurivânia Galúcio / Semsa