Saúde mental é destaque em ações da Atenção Primária

Unidades de Saúde em Manaus estão realizando durante este mês uma série de atividades alusivas ao Janeiro Branco, campanha que tem o objetivo de promover ações em saúde mental e emocional para a qualidade de vida, o bem estar e a harmonia social.

Nesta sexta-feira, 20, os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Montenegro, que fica no bairro Vieiralves, e da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) – S 19, no bairro São Lázaro, ambas na zona Sul, reuniram a comunidade para destacar as ações da campanha. Um dos temas abordados foi a “A socialização como instrumento para o Bem Estar Físico e Emocional”.

“O objetivo foi sensibilizar os usuários sobre a importância da socialização e indicar alternativas que possam ajudar nesse sentido. A comunidade no São Lázaro, por exemplo, conta com instituições como clube de mães, igrejas católicas e evangélicas, que podem ser utilizadas como espaços para a socialização, onde as pessoas podem interagir, participando de diversas atividades em grupo”, ressaltou a enfermeira Cândida Rosa Fernandes Lima dos Santos, que coordenou a ação na UBSF – Sul 19.

A Prefeitura de Manaus aderiu à campanha Janeiro Branco, mobilizando Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) e as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para a promoção de ações voltadas para a qualidade de vida e bem estar dos usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Durante o mês de janeiro estão sendo realizadas atividades como rodas de conversa, palestras, dinâmicas de grupo e práticas integrativas, buscando estimular o debate e o planejamento de ações em benefício da saúde mental”, explicou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem estar físico, mental e social, não somente como a ausência de doenças. Por isso, é importante incentivar a população a refletir sobre seus comportamentos, seus sentimentos e emoções”, complementou a técnica responsável pelas ações de Saúde Mental no Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), enfermeira Ana Maria Jezini.

Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos: Assessoria Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315