Notícias

Saúde da Mulher é tema de plenária preparatória para conferência nacional

O município de Manaus vai receber na próxima segunda-feira, 24/7, uma das etapas preparatórias para a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ª CNSMu), marcada para o período de 17 a 20 de agosto, em Brasília.

 

Sob a coordenação do Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), representantes de instituições governamentais e não governamentais estarão reunidos em plenária regional, atendendo Manaus e 11 municípios do entorno, na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), na avenida Professor Nilton Lins, 3259, Parque das Laranjeiras, de 8h às 17h.

 

“A mobilização social para plenária tem o objetivo de promover a discussão e a elaboração de propostas que serão encaminhadas e apresentadas na Conferência Nacional, buscando o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

 

Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a plenária irá abordar quatro eixos principais de discussão: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades dos ciclos de vida das Mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; e Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.

 

De acordo com a presidente do CMS/MAO, Cecília Motta de Oliveira, a plenária irá ainda eleger delegados para representar Manaus e municípios do entorno na Conferência Nacional. “Serão representantes de organizações sociais, gestores, usuários e trabalhadores do Sistema Único e Saúde (SUS), que irão defender em Brasília as propostas elaboradas na plenária e garantir que as demandas locais estejam inseridas na elaboração de políticas públicas voltadas para a saúde da mulher”, informa Cecília Motta.

 

Texto: Eurivânia Galúcio

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse