Notícias

Samu participa de curso de atendimento pré-hospitalar com o Corpo de Bombeiros

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192 Manaus) participam, de 10/5 a 12/5, do curso de resgate oferecido pelo Corpo de Bombeiro Militar do Amazonas (CBMAM) visando aprimorar procedimentos durante atendimentos pré-hospitalares. O treinamento será ministrado por instrutores habilitados pelo CBMAM e do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU 192, além de especialistas convidados para palestrar sobre temas correlatos.

 

“Desde o manejo da vítima, à colocação no transporte adequado até a chegada ao hospital, esses procedimentos podem evitar o agravamento do quadro do pacientes e, evidentemente, pode afastar o aumento de sequelas e salvar vidas”, destacou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto. “A nossa intenção é que todos disponham de elementos teóricos e práticos que viabilizem o nivelamento de conhecimentos e ações, de forma a permitir um atendimento conjunto aos agravos pré-hospitalares, mantendo a qualidade da assistência prestada e a maior sobrevivência das pessoas que dele necessitarem”, concluiu Homero.

 

De acordo com o diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Ruy Abrahim, o objetivo do curso é contribuir para a formação de profissionais que atuam no Atendimento Pré-Hospitalar (APH). “Médicos, enfermeiros, socorristas, condutores de ambulância, motolância e ambulanchas, que pertencem ao Samu, vão participar do curso com outros profissionais das diversas instituições envolvidas com a intenção de criar uma rede de atendimento unificada”, declarou Ruy.

 

Militares do Corpo de Bombeiros da capital e do interior, policiais militares do estado, policiais rodoviários federais e profissionais da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), vão participar do curso. No fim das atividades, os participantes vão receber certificados, emitidos de acordo com metas de avaliação que incluem avaliações teóricas e práticas. Os profissionais que obtiverem níveis máximos de compreensão poderão ser convidados a atuar também como instrutores em outros cursos desta natureza.

 

Texto/Reportagem: Agnaldo Oliveira Júnior

Fotos: Assessoria / Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskWmr4tA

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse