Notícias

Rotta visita ‘Amigo Ruy’ e destaca trabalho para inclusão dos autistas

Como parte da programação da Semana Municipal do Autismo, o prefeito em exercício Marcos Rotta visitou nesta quinta-feira, 6/6, o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da cidade. Ele conversou com os familiares dos pacientes, conheceu a equipe de profissionais do espaço e falou dos projetos de ampliação do atendimento oferecido aos autistas.

 

“Ainda este ano queremos inaugurar o Centro Dia, um grande centro de atendimento às pessoas com deficiência, dedicando também atenção aos autistas, na zona Leste da capital”, divulgou Rotta. “Além disso, temos a meta de ampliar o serviço oferecido pelo Amigo Ruy, reafirmando a política pioneira do prefeito Arthur Virgílio Neto em criar esse espaço dedicado ao autismo”, completou.

 

Inaugurado no dia 2 de abril de 2013 (Dia Mundial da Conscientização do Autismo), o Eamaar já cadastrou quase 1.900 crianças e adolescentes, com idade de 6 meses a 14 anos. Somente em 2016, foram 61.783 atendimentos nas diversas áreas. Ao longo dos quatro anos de atividades, os números impressionam e ultrapassam a marca dos 141 mil. O espaço tem como atribuição realizar serviços ambulatorial a nível hospitalar, odontológico e atendimentos imediatos e contínuos, realizados por equipe multidisciplinar.

 

A estrutura integra ações de quatro secretarias municipais: a da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), de Saúde (Semsa), de Educação (Semed) e da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

 

“Além dos atendimentos com as crianças e adolescentes, a equipe realiza palestras e orientações para os pais, familiares e responsáveis pela criança abordando temas direcionados a convivência com o transtorno, relativos à nutrição, comunicação e comportamental. E isso, sem dúvida é importantíssimo para todas as pessoas que convivem com uma pessoa autista”, afirmou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

 

De Iranduba (município que integra a Região Metropolitana de Manaus), Aurílio Galdino é pai de uma das crianças atendidas no Amigo Ruy. Duas vezes por semana ele vem com a família para Manaus em busca de tratamento para o filho, Thiago Braga, de 6 anos. “Quando soubemos da existência desse local viemos para capital para procurar auxílio para o nosso filho. Fomos muito bem acolhidos e nosso filho evoluiu bastante. Fica o nosso pedido para que esse tipo de serviço possa chegar também aos municípios do interior”, disse.

 

O que é o autismo

 

O autismo é um transtorno que afeta o desenvolvimento da criança e ou adolescente em três áreas: linguagem, interação e comportamento. No Eamaar uma equipe multidisciplinar com pediatria, psiquiatra, neuropediatra, dentista, psicólogos, psicopedagogos, educador físico, serviço social, enfermagem, fisioterapia e enfermagem são os responsáveis pelos atendimentos.

 

Crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA) já começam a demonstrar os sinais nos primeiros meses de vida. Falta de contato visual efetivo, uma vez que não olham quando você chama, não apontam com o dedinho. No primeiro ano de vida, demonstram mais interesse nos objetos do que nas pessoas e quando os pais fazem brincadeiras de esconder, sorrir, podem não demonstrar muita atenção.

 

Serviço

 

O Eamaar está na rua 18, n° 380, Alvorada 2, e funciona das 8h às 12h das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3656-4004.

 

Fotos: Alex Pazuello / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskSk65DU

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse