Notícias

Rotta acompanha retoques finais na obra da Praça da Matriz

Já está quase tudo pronto para a inauguração da Praça 15 de Novembro, popularmente chamada de Praça da Matriz, na próxima quarta-feira, 15/11, no Centro Histórico de Manaus. As obras foram estendidas para o entorno, com o recapeamento da rua Floriano Peixoto, confecção de meio-fio, sarjeta e pintura das paradas de ônibus. Nesta sexta-feira à noite, 10/11, o prefeito em exercício de Manaus, Marcos Rotta, esteve no local para acompanhar os serviços realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

 

“A determinação do prefeito Arthur Neto é que seja seguido o mesmo padrão de construção, de revitalização e embelezamento da Praça da Matriz também no seu entorno. Então a Seminf está trabalhando aqui em parceria com o Manaustrans, SMTU, Semulsp, Semmas, para que a gente possa não apenas recapear a Floriano Peixoto, mas também melhorar a qualidade do padrão das paradas de ônibus, dando mais conforto e segurança aos nossos usuários”, disse Rotta.

 

Ao todo, as três pistas da avenida Floriano Peixoto recebem repavimentação asfáltica em aproximadamente um quilômetro de extensão. Os serviços também vão incluir a pintura das 19 paradas de ônibus da área, além de reparo nos bancos, cobertura e piso.

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) também está atuando na área com a execução de paisagismo nos canteiros centrais. Os trabalhos serão realizados desde a rua Floriano Peixoto até a avenida Sete de Setembro, próximo à Alfândega.

 

A Praça da Matriz será entregue à população na próxima quarta-feira, 15/11, totalmente requalificada. O espaço recebeu novas pinturas, instalação de bancos com icnografias da Belle Époque, instalação de gradis, iluminação, jardinagem, calçadas com pedras de São Tomé e as bancas de comida típicas, revista e o posto policial.

 

No antigo aviaquário foram encontradas pedras jacarés e lióz da criação original, vindas diretamente de Portugal. O local será isolado e servirá como uma espécie de sítio arqueológico, onde a população poderá observar os achados da história. Neste ponto, as obras continuam e estão bem avançadas, respeitando todas as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Haverá ainda intervenção no chafariz, que, por conta do encerramento das atividades do programa federal “Monumenta”, ainda será restaurado.

 

No total, 62 novas árvores foram plantadas pelo projeto “Arboriza Manaus”, dessas 32 da espécie oitizeiros, em canteiros que formam o paisagismo da praça, a exemplo do passeio público em frente ao Terminal da Matriz. Ao todo, a praça possui 163 árvores, entre novas e já existentes.

 

A reinauguração contará com uma extensa programação, começando com uma Celebração de Benção, realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Sérgio Eduardo Castriani, seguida de shows musicais de artistas locais. “Não tenho dúvida alguma que será um dia carregado de muita emoção. Vai ser um dia bonito, histórico para a cidade de Manaus”, afirmou o prefeito em exercício Marcos Rotta.

 

Texto: Jacira Oliveira / Semcom
Fotos: Alexandre Fonseca / Seminf

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm5WVqYs

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse