Respeito no trânsito é tema de blitz educativa

Ciclistas e condutores participaram de uma ação educativa na noite de quinta-feira, 30, na Avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, para reforçar a mensagem de respeito entre todos que estão no dia a dia nas ruas e avenidas da cidade. A atividade faz parte da programação da 3ª Semana Municipal de Trânsito, lançada pela Prefeitura de Manaus e coordenada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

A novidade da ação foi o ‘respeitômetro’, uma espécie de placa instalada na lateral da bicicleta que mostra a distância de segurança de 1,5m entre o ciclista e o condutor de outro veículo que está na via. O acessório foi exibido durante um passeio organizado pelos participantes nas avenidas Djalma Batista e Constantino Nery e rua João Valério.

Em um ponto da Djalma, o Manaustrans organizou uma blitz educativa para reforçar a orientação de respeito no trânsito. “Nossos educadores estão preparados para multiplicar a mensagem que salva vidas no trânsito. Acreditamos que a mudança de comportamento vem com a educação e respeito às leis e às pessoas”, disse o diretor de Engenharia do Manaustrans, Manoel Junior.

Para este ciclista, as ações educativas são bem-vindas e necessárias. “Ações educativas precisam ser realizadas constantemente, pois os motoristas precisam compreender que todos os dias as ruas serão compartilhadas com os ciclistas. Em cima de uma bicicleta tem um pai de família, um avô, um trabalhador que pratica a atividade após um dia longo de trabalho”, ressaltou o ciclista Antônio Tapporazio.

“Hoje temos muitos ciclistas nas ruas e parte dos motoristas ainda não os respeita. Tenho certeza que esse trabalho de conscientização ajudará a diminuir o desrespeito”, disse a motorista Patrícia Silva.

Fotos: Mário Oliveira/Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskTi1eaJ

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans): (92) 3215-9047