Representante do MEC conhece propostas pedagógicas e estrutura de creche municipal

Conhecer as dependências e o funcionamento pedagógico das creches municipais foram alguns dos motivos da visita feita pelo Ministério da Educação (MEC), representado pelo secretário de Educação Básica do órgão (SEB-MEC), Rossieli Soares, na manhã desta segunda-feira, 7/8, à Creche Municipal Ana Lopes Pereira, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

A visita foi acompanhada pela secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, e equipe pedagógica da secretaria, como a subsecretária de Gestão Educacional (SSGE), Euzeni Trajano, a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Marcionília Bessa, o chefe da Divisão de Educação Infantil (Dei), Alexandre Romano, e a gerente de Creches, Wilssilene Brandão.

Atualmente, o município dispõe de 14 creches e 112 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que atendem aproximadamente 5 mil crianças em idade de creche (de 1 a 3 anos. As unidades do município atendem o padrão nacional previsto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o que de acordo com Rossieli, é preciso analisar as particularidades de cada região.

“Precisamos verificar como o padrão de creche do FNDE vem se comportando aqui no Amazonas, porque quando se trata de um modelo nacional, existem necessidades que precisam ser adaptadas de acordo com a região. Vindo aqui e ouvindo as necessidades podemos aprimorar um modelo para esta região”, afirmou o secretário.

Rossieli enfatizou ainda a satisfação de conhecer uma creche tão bem organizada, com qualidade na estrutura física, com materiais pedagógicos bem elaborados. Falou também da possibilidade de implantar mais creches em parceria do governo Federal e Prefeitura, bem como da elaboração de livros para professores de Educação Infantil e de Educação Física, que poderão ser usados nas creches.

A Creche municipal Ana Lopes Pereira atende, atualmente, 176 crianças do maternal 1 ao 3. Para a gestora da creche, Rinalda Ortiz, a visita foi um momento de mostrar os trabalhos realizados na unidade, como também as principais demandas. “Essa visita é uma oportunidade de mostrar aos secretários (Semed e Mec) as nossas metodologias de ensino, mostrar como desenvolvemos as nossas atividades e aproveitarmos também para mostrar a estrutura da unidade e solicitar ainda algumas adequações”, comentou Rinalda.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou que, há dois meses, participou de uma reunião junto a outros secretários municipais e estaduais de educação do Brasil, na sede do MEC, em Brasília, para discutir os novos rumos da Educação Infantil, em que foram propostos ao Ministério que não fossem feitas grandes aquisições nacionais e projetos arquitetônicos com modelo único para todo país.

“É bem mais interessante olhar para a realidade de cada região, indo ao local e percebendo como está sendo desenvolvido o trabalho a partir das reais necessidades. Nós estamos sendo a primeira cidade a receber a visita do secretário e mostrar para ele como estamos gerenciando as nossas creches, nossas reais necessidades e o apoio que precisamos para ampliar a estrutura, utilizando espaços ociosos”, afirmou Kátia.

Texto: Érica Marinho

Fotos: Lton Santos / Semed

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm2cgjrt

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054