Notícias

Rede municipal de ensino inicia o ano letivo com mais de 240 mil alunos

A Prefeitura de Manaus deu início, nesta sexta-feira, 3, ao “Ano Letivo 2017” com mais de 240 mil alunos matriculados na rede municipal de Educação. Durante a solenidade de abertura, realizada na Escola Municipal Sílvia Helena Bonetti, no bairro Lago Azul, zona Norte, foram apresentadas as novas metas educacionais para este ano.

 

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, o foco continuará sendo a melhoria da posição de Manaus no exame que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). A meta é saltar de 5,4 para 6,2 a nota referente aos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e avançar de 4,3 para 4,9 nos Anos Finais (6º ao 9º ano).

 

“Queremos melhorar em 15% em relação ao ano de 2015, quando foi feita a última avaliação. Sempre que Manaus sobe no Ideb, temos a certeza de estarmos avançando nas nossas políticas educacionais, pois o exame reflete a qualidade do ensino oferecido em nossas escolas”, destacou Arthur Neto.

 

O prefeito também anunciou a inauguração de mais três novas creches para este ano, já com mais de 60% das obras concluídas, além da realização de concurso público para contratação de 400 professores. “Manaus se preparou e enfrentou os anos mais agudos da crise econômica mantendo seus investimentos e alcançando resultados muito positivos. Agora queremos avançar ainda mais e garantir uma educação de excelência para nossos alunos”, reforçou.

 

Outro objetivo estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para este ano é alfabetizar 95% dos alunos da rede. Entre as ações do plano pedagógico, destacam-se as leituras diárias nas unidades de Educação Infantil para potencializar a interação com a linguagem oral e escrita; bem como a “Caravana da Educação Física na Educação Infantil”, que prevê a realização de atividades que trabalhem a psicomotricidade das crianças. Já para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a estratégia é conter o abandono e melhorar os processos de leitura e escrita.

 

“Ainda temos índices alarmantes de pessoas analfabetas e de crianças que avançam nas séries sem estar completamente letradas. Por isso, estamos empenhados em alfabetizar as crianças e iniciá-las nas operações matemáticas ainda no 1° ano do Ensino Fundamental”, afirmou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt. Ela também divulgou o a oferta de reforço escolar para 62 mil alunos em 2017, sendo dois mil por meio de parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), 20 mil pelo programa “Aprendizagem em Movimento” e outros 40 mil pelo “Novo Mais Educação”.

 

Desde o início do ano, setores pedagógicos, de infraestrutura e de administração e finanças fazem constantes reuniões de alinhamento, a fim de qualificar o processo de ensino e aprendizagem nas 491 unidades de ensino da rede municipal.

 

Concurso público

A Semed espera lançar o edital para concurso público com 400 vagas antes do final do primeiro semestre deste ano. Serão 326 vagas para escolas da zona urbana e 74 para a zona Rural. O concurso será para a substituição de professores que atuam em regime temporário e nas áreas onde não há cadastro de reserva do concurso de 2014. As vagas são para Educação Infantil (101), professor de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental (146), Matemática (60), Ciências (37), Educação Física (23), dentre outras.

 

Novas creches

Atualmente, a prefeitura conta com oito áreas de creche em obras, das quais três estão com mais de 60% dos serviços concluídos: Santa Etelvina, Cidade Nova e Novo Aleixo, todas na zona Norte da capital. Manaus conta hoje com 14 creches em funcionamento.

 

Matrículas

Mais de 80% das reservas de vagas para novos alunos da rede municipal de ensino de Manaus foram feitas, este ano, sem que os pais precisassem sair de casa, por meio do aplicativo “Matrículas Amazonas”. Durante todo o processo foram realizadas 71.021 matrículas de novos alunos e transferências de escolas, sendo que deste número, 25.642 por intermédio do celular.

 

No total, 233,1 mil alunos já estão matriculados na rede municipal de ensino. Além desses, 9,1 mil pais ou responsáveis estão com a designação, que é a reserva de vaga, mas ainda não entregaram a documentação na escola para confirmar a matrícula. O prazo para levar a documentação será até a próxima segunda-feira, 6. Caso o processo não seja concluído até a data, a vaga será cancelada e recolocada no sistema de matrículas para ser preenchida.

 

Fotos: Alex Pazuello / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskNeVATo

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse