Público feminino prestigia Ação de Cidadania no Shopping Phelippe Daou

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela Prefeitura de Manaus com uma grande Ação de Cidadania, no Shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. A ação integrou diversas secretarias municipais e atendeu a mais de 1,2 mil pessoas, entre mulheres e homens, desde às 8h até às 17h, desta quarta-feira, 8/3.

Dentre as atividades ofertadas o público pôde aproveitar atendimentos psicossocial, jurídico, emissão de documentos, Cadastro Único (CadÚnico), embelezamento (design de sobrancelhas, corte de cabelo e esmaltaria). Dentro do “Março Lilás”, campanha de atenção à saúde feminina e que faz parte da programação do Mês da Mulher, foram oferecidos exames de preventivo, mamografia e ultrassonografia; educação em saúde, imunização contra o HPV, distribuição de preservativos, realização de testes rápidos e avaliação nutricional.

Segundo a vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Mônica Santaella, como promessa do prefeito Arthur Virgílio Neto e da presidente do Manaus Solidária e primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, durante a abertura do Mês da Mulher, as carretas da mulher ficarão no Shopping Phellipe Daou até o fim do mês para atender a população.

“Até esta sexta-feira, dia 9, nós teremos quatro unidades móveis de saúde no estacionamento do Shopping Phelippe Daou oferecendo diversos serviços de saúde. A partir de sábado, dia 10, serão três de 17 até o fim do mês serão duas carretas de saúde. Foi um compromisso do nosso prefeito e da nossa primeira-dama e as unidades ficarão aqui para fazer esses atendimentos e permitir que as mulheres possam se cuidar, fazer os exames que precisam e se mantenham com saúde”, destacou.

Durante a Ação de Cidadania houve também a distribuição de 400 mudas de espécies frutíferas e ornamentais, que foram entregues às mulheres que participaram do evento ao longo da manhã. Elas também receberam orientações sobre descarte correto e reaproveitamento de resíduos, e as diferentes possibilidades de reutilização de materiais que, normalmente, são jogados no lixo. O trabalho faz parte das ações de sensibilização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e tem como foco principal as comunidades.

“É uma alegria poder trazer essa grande programação para todas as mulheres, principalmente as trabalhadoras do Shopping Phelippe Daou. Estaremos com ações em diferentes zonas da cidade para que nossas mulheres possam, de fato, sentir o respeito da Prefeitura de Manaus por elas, pois é um respeito pela vida das mulheres que precisam de acesso a serviços básicos”, disse a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres, Socorro Sampaio.

A Ação de Cidadania contou ainda com aula de zumba e a animação feita pelos Garis da Alegria e pela turma do Parque Cidade da Criança.

Bem-estar e direitos

A dona de casa, Luciene Gomes, 43, aproveitou a Ação de Cidadania para garantir seu bem-estar e foi também a oportunidade que esperava para tirar dúvidas e buscar informações sobre alguns de seus direitos.

“A satisfação de ter uma programação preparada para as mulheres é maravilhosa, principalmente, porque muitas de nós não têm tempo de se cuidar. Eu, por exemplo, cuido de um filho com necessidades especiais, mas hoje aproveitei o dia para cuidar de mim e após fazer as unhas e o cabelo. Depois vou passar no posto de atendimento jurídico para ser orientada sobre meus direitos”, ressaltou.

Além do atendimento jurídico e psicossocial para que as mulheres compreendam e garantam seus direitos, em grande número por violência doméstica, foi montado também um posto de acesso à primeira e segunda via da certidão de nascimento que garante direitos fundamentais ao cidadão, tais como: saúde, educação e assistência social.

A costureira Marilene da Cruz, 39, esteve na Ação de Cidadania para garantir a segunda via da Certidão de Nascimento de sua filha. “Encontrar um serviço como esse bem próximo de casa é muito bom, pois muitas vezes não conseguimos resolver situações burocráticas como essa. A prefeitura está de parabéns em aproximar seus serviços à população”, agradeceu.

A Ação de Cidadania, que ofertou serviços diversos, contou com o envolvimento das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), de Saúde (Semsa), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), sob a coordenação do Fundo Manaus Solidária. A programação completa do Mês da Mulher se encontra disponível no link: www.manaussolidaria.org.

Texto: Divulgação / Semcom
Fotos: Karla Vieira / Fundo Manaus Solidária