Notícias

Arborização reforça proteção às margens do Igarapé do Passarinho e bate meta de plantio para este ano

A Prefeitura de Manaus realizou o plantio de mil mudas de espécies florestais e frutíferas nas margens do Igarapé do Passarinho, no trecho situado no bairro Terra Nova 3, Zona Norte. Além das mudas, a Área de Preservação Permanente (APP) do curso d’água recebeu o reforço de três placas de identificação com a finalidade de impedir ocupações irregulares e descarte irregular de lixo. Com este plantio, sobe para 6.107 o número de mudas de árvores plantadas este ano, atingindo a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Em toda a cidade, já são 32 mil mudas de árvores plantadas desde 2016, quando o prefeito Arthur Virgílio Neto lançou o Projeto.

 

Arborização reforça proteção às margens do Igarapé do Passarinho e bate meta de plantio para este ano

 

O Igarapé do Passarinho corta diversas localidades e é alvo constante de tentativas de ocupação irregular combatidas pela Prefeitura de Manaus. “Comemoramos o cumprimento da meta de plantio tanto de espécies arbóreas quanto ornamentais, este ano, e o mais importante, contando sempre com o apoio da população na tarefa de proteger e arborizar a cidade conforme a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto e da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

 

Além das margens do Igarapé, a praça do Passarinho, no acesso ao Terra Nova 3, também ganhou arborização. Antes sem vegetação, o logradouro recebeu 25 mudas de árvores, que no futuro proporcionarão sombra e melhoria da qualidade do ar para os frequentadores. “Agradecemos a parceria da comunidade, porque o melhor local é sempre aquele em que somos bem acolhidos e estamos satisfeitos porque tínhamos uma meta e conseguimos atingi-la”, afirmou a subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aldenira Queiroz, agradecendo aos colaboradores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), sempre presentes às atividades de arborização e sensibilização ambiental.

 

A moradora Silvânia Galvão de Paula, 33, ficou satisfeita com o plantio na praça e se comprometeu a ajudar a cuidar das futuras árvores. “Como não posso plantar em casa por falta de espaço, vou cuidar das árvores da praça e levar uma muda de acerola para a minha cunhada”, afirmou. Silvana Almeida Abreu, 30, moradora da rua Parintins, levou uma muda de abacate para plantar no quintal. “Já tenho outras árvores em casa e agradeço à Prefeitura por realizar esse trabalho aqui na comunidade”, festejou.

 

O presidente da Associação dos Moradores do Terra Nova 3, Eraldo Araújo Costa, agradeceu a intervenção da Prefeitura no bairro. “Este é um trabalho brilhante que dá início a um processo de melhoria da qualidade de vida na comunidade. Temos muitas necessidades ainda, mas estamos no caminho certo, ajudando primeiramente a melhorar a qualidade ambiental”, afirmou ele.

 

Foto: Arlesson Sicsú / Semmas

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse