Projeto oferece aulas de hidroginástica às idosas atendidas pelos CRAS

A Prefeitura de Manaus deu início às aulas de hidroginástica para as idosas que participam das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Compensa I e II, Glória e Alvorada I e III.

As aulas, gratuitas, começaram nesta quinta-feira, 4/5, na piscina da Mini Vila Olímpica do Santo Antônio e serão desenvolvidas todos os dias, de segunda à sexta-feira. A atividade é uma parceria das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

“O prefeito Artur Neto e a Câmara Municipal de Manaus fizeram uma grande parceria para que este espaço fosse recuperado e devolvido à comunidade. Agora, estamos fazendo essa interdisciplinaridade, envolvendo a assistência social e o esporte, a favor das nossas idosas que frequentam os CRAS da zona Oeste e Centro-Oeste da cidade”, afirmou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

O secretário da Semjel, Mário Barros, também destacou a importância da parceria como forma de levar atividades físicas aos usuários dos serviços socioassistenciais. “Nós já estamos planejando a ampliação do projeto, com utilização de espaços gerenciados pela secretaria, beneficiando cada vez mais a nossa população”, disse.

Serão atendidas cerca de 130 idosas. A Semmasdh será responsável pelo transporte (ida e vinda) dos grupos que irão participar da hidroginástica. “Já iniciamos as conversas com o secretário da Semjel para que a idéia seja levada para outros espaços esportivos da capital, de forma a atender os usuários dos nossos 20 CRAS”, comentou a gerente do SCFV, Jucimaria Menezes.

“Para nós é um momento de muita alegria, porque estamos oferecendo cada vez mais serviços que melhorem a qualidade de vida da nossa população. Na mini vila olímpica já desenvolvemos diversas atividades, com grupos etários variados, aproveitando esse que é um dos melhores espaços esportivos de Manaus”, afirmou o subsecretário da Juventude, Rodrigo Guedes.

Marilza dos Santos, 71, elogiou a iniciativa. Pela primeira vez visitando a mini vila olímpica, ficou satisfeita com as instalações e com a atividade. “Já faço ginástica no CRAS do Alvorada III e acho maravilhoso. Quando começo a sentir aquelas dores que o idoso sente, eu vou pras atividades. Procuro estar sempre presente porque as dores passam, o estresse passa. Eu me sinto muito bem”, contou a aposentada.

Sobre o SCFV

Esse serviço é ofertado de forma complementar ao trabalho social com as famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), tendo como foco os membros das famílias, sendo realizado em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vida.

Promove um conjunto de ações de prevenção aos riscos sociais com atividades planejadas e continuadas, visando a defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, como: trabalho infantil, evasão e defasagem escolar, rompimento de vínculos, violência e negligencia, exploração e abuso sexual, dentre outros riscos em território de vulnerabilidades social.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616