Projeto desenvolvido entre Prefeitura de Manaus e Ifam leva benefícios a comunidade Nova Esperança na APA Tarumã

Comunidade Nova Esperança, na APA Tarumã-Ponta Negra, às margens do Igarapé do Tiu, recebe no próximo dia 9/02 a atividade de encerramento do projeto Trocas de Saberes, desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam).

O projeto foi iniciado em outubro do ano passado, tendo como metas o envolvimento comunitário para a proteção dos recursos naturais existentes na área por meio de ações educativas ligadas à valorização do solo e reaproveitamento de resíduos. A comunidade, pela proximidade com a zona urbana, vinha sofrendo o impacto do mau uso do solo e do descarte indiscriminado de resíduos.

O encerramento das atividades acontece na próxima quinta-feira, 9, mas as novas ações serão estimuladas para que o trabalho tenha continuidade no local.

Entre as atividades, estão o cultivo de plantas ornamentais, a compostagem orgânica e o reaproveitamento de resíduos sólidos. Viviane Gil da Silva Oliveira, representante do Ifam, diz que o projeto é de extensão e tem como principal objetivo promover ações sustentáveis e de empoderamento dos comunitários. “Muitas vezes, os projetos não dão condições para os comunitários prosseguirem mas com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas e da Semulsp, viabilizamos o projeto na comunidade”, explica.

Aproximadamente 100 pessoas da comunidade estão envolvidas diretamente com as práticas sustentáveis de usos do solo, com a finalidade de envolver a comunidade em idade escolar e adulta na produção de canteiros familiares agroecológicos. “A comunidade aprendeu a diminuir práticas danosas ao solo, a exemplo do uso de agrotóxicos em seus cultivos, adotando técnicas orgânicas e possibilitando o consumo de hortaliças mais saudáveis até para o complemento da merenda da escola local”, afirmou Angeline Ugarte, presidente do Conselho da APA Tarumã-Ponta Negra, que atuou na coordenação do projeto.

Outro benefício proporcionado pela Prefeitura de Manaus à comunidade foi a contratação de um gari comunitário, pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), responsável pela coleta e separação dos resíduos da comunidade. O material separado será destinado a associações de catadores de Manaus.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684