Projeto Defesa Civil na Escola leva aulas práticas de como agir e reconhecer área de risco

Com o objetivo de conscientizar alunos sobre como agir e reconhecer uma área de risco, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta sexta-feira, 3/8, a rodada de atividades do Projeto Defesa Civil na Escola. Organizadas pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus (Sepdec), as atividades aconteceram na Escola Municipal São Dimas, localizada no bairro São Jorge, zona Oeste.

03.08.18.Projeto Defesa Civil na Escola

Nesta primeira escola, cerca de 90 alunos, do 4º e 5º ano, tiveram palestras e aulas práticas. “Hoje iniciamos o projeto aqui no bairro São Jorge, que é uma área vulnerável de alagação na época de cheia, com o objetivo de levar às crianças palestras sobre prevenção, que inclui noções de defesa civil, percepção de risco, manuseio do lixo, leis ambientais, primeiros socorros e acidentes domésticos, como nos orientou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto”, explicou o secretário Municipal de Defesa Civil, Cláudio Belém.

Para o aluno Brian Gabriel, de 10 anos, o projeto será muito importante para a conscientização da educação ambiental e de áreas de risco. “Com o projeto poderemos aprender a coleta correta do lixo, o manuseio e destino deste lixo, e também espero aprender muito sobre as noções de áreas de risco” ressaltou.

As atividades acontecem até o mês de novembro, em mais três escolas da rede municipal, levando às comunidades situadas em áreas de risco, orientações e noções de prevenções e proteção em escolas municipais.

O projeto é realizado em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed), de Sustentabilidade e Meio Ambiente (Semmas), de Limpeza Pública (Semulsp), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Guarda Municipal de Manaus e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Texto: Janaina Karla/Casa Militar

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom