Projeto de empreendedorismo chega à escola ribeirinha

A escola municipal José Sobreira, localizada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, na zona ribeirinha de Manaus, é a primeira unidade de ensino da rede municipal a receber o programa “Empreendedorismo nas escolas”, uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Junior Achievement. Nesta segunda-feira, 24/6, aproximadamente 25 estudantes do 9° ano do ensino fundamental iniciaram o projeto, que atenderá turmas do 5º ao 9º ano, alcançado mais de cem alunos.

Manaus.24.06.19. Empreendedorismo na zona ribeirinha de Manaus

Serão realizados encontros com carga horária de 12 horas com estudantes do 8° e 9° ano, e de 5 horas com os demais. Os alunos trabalharão temas como empresa em ação, que explicará o papel das empresas na sociedade; gerenciamento financeiro, para ajudar os jovens a entender como o dinheiro vai para a casa deles e como é gerenciado; entre outros. Ao final do curso os estudantes receberão certificação.

A assessora pedagógica do Departamento Geral de Distritos (DEGD), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cláudia de Oliveira, apontou que esse programa é realizado na secretaria por se tratar de um tema transversal, que influencia toda a formação do estudante.

“O empreendedorismo é um tema transversal, assim como a saúde e o meio ambiente. Ele é ministrado no contraturno, porque a questão da carga horária de aulas não pode ser interrompida. É uma preparação para vida, de forma empreendedora, que não é só voltado aos negócios”, explicou.

Este é o segundo ano consecutivo que a escola participa do programa de Empreendedorismo da prefeitura. De acordo com a gestora da unidade, Maria Ozenilda de Lima, a iniciativa auxilia os estudantes, principalmente para o futuro.

”Ano passado e este ano, passei em várias salas e os alunos falaram que gostaram muito do curso. Depois que eles fizerem esse curso, o currículo deles estará mais enriquecido, vão poder usar esse curso até mesmo para encontrar a futura profissão”, comentou.

Eloisa Miguel das Graças, estudante do 9º ano, espera, inclusive, transmitir o conhecimento assimilado para outras pessoas. “O que eles me explicaram é que investir em algo, como na escola que estamos investindo, é investir em conhecimento. Eu posso compartilhar com as pessoas o que eu entendi”, pontuou.

O projeto

Ao menos 32 escolas participarão do projeto, que neste ano envolverá 4 mil alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino, que receberão técnicas de iniciação ao empreendedorismo.

Os temas abordados e a carga horária são diferenciados por turma. O 6º ano receberá orientação sobre “Introdução ao Mundo do Negócio”, 7º ano “Nosso Mundo”, cada tema com carga horária de 5 horas. O 8º ano trabalhará o tema “Economia pessoal”, com carga horária de 10 horas e o 9º ficará com o tema “Empresa em Ação” e 12 horas de estudo.

A assistente de projetos da Junior Achievement, Caroline Calderaro, ressaltou que o objetivo do trabalho é levar para os alunos assuntos não tocados comumente em sala de aula e conseguir que eles tenham oportunidades que ainda não foram vislumbradas antes.

“Por meio do conhecimento de novas áreas, antes desconhecidas, quebramos o paradigma que a criança que nasceu em um ambiente tem que se conformar. A gente conscientiza as crianças que o empreendedorismo é um ato que elas tomam com relação a elas mesmas”, salientou.

O programa começou a ser trabalhado em março na Semed e segue até o mês de novembro.

— — —

Texto – Alexandre Abreu / Semed