Projeto Condutor Consciente comemora três anos de orientação para trânsito seguro

A mudança de comportamento ao volante e atitudes que resultem na redução de acidentes de trânsito foram as mensagens reforçadas na palestra que marcou, nesta quarta-feira, 26/4, os três anos do Projeto Condutor Consciente, lançado pela Prefeitura de Manaus. As atividades vêm sendo desenvolvidas por educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) que já alcançaram cerca de 3.800 motoristas de empresas públicas e privadas com as orientações.

As palestras abordam temas como atualização da legislação de trânsito, direção defensiva e ênfase para atitudes que representam respeito, solidariedade e segurança para todos que conduzem veículos nas vias da cidade. “Acreditamos que este projeto convoca a todos para que colaborem na redução de acidentes. Por isso, o prefeito Arthur Neto recomenda empenho máximo nas ações de trânsito para que a mensagem de respeito à vida seja um exercício diário e cada vez mais ampliado”, acentuou Franklin Pinto, diretor presidente do Manaustrans.

Para marcar os três anos do Projeto foi anunciada a criação de cinco turmas de capacitação formadas por colaboradores do Manaustrans. A palestra inicial para condutores de viaturas operacionais foi realizada pelo Ten.Cel. da Polícia Militar, Ronilton Jacinto. A enfermeira chefe do setor de Educação do Samu, Leda Sodré, também orientou os participantes.

Haverá ainda a ampliação de turmas para mototaxistas encaminhados pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), parceira do Projeto. “Estamos todos os dias nas ruas e queremos aprender mais para conduzir melhor e com segurança”, disse Francisco Moraes de Almeida, mototaxista participante da palestra.

Sobre o Projeto – O Projeto Condutor Consciente foi lançado pela Prefeitura de Manaus em abril de 2014, após o trágico acidente de 28 de março, quando 16 pessoas morreram em uma colisão entre uma caçamba e um microonibus, na Avenida Djalma Batista. O projeto é realizado em parceria com o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), Samu, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e o Programa Vida no Trânsito. Empresas públicas ou privadas interessadas em obter a formação do projeto ‘Condutor Consciente’ para seus motoristas profissionais podem solicitar pelo e-mail educação.manaustrans@gmail.com.

Fotos: Altemar Alcântara/Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskVQNrLQ

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans): (92) 3215-9047