Projeto “Cine Moto” orienta motociclistas na zona Norte

Ao menos 70 motociclistas foram abordados durante a atividade do projeto “Cine Moto 2017” coordenada pelo setor de educação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), com apoio da Polícia Militar, realizada na manhã desta quinta-feira, 30/11, no bairro Novo Israel, zona Norte. A blitz incluiu também a exibição de filmes educativos para os condutores que foram flagrados em situação irregular.

A ação realizada na avenida Cristã, em frente à sede da 18º Companhia Interativa Comunitária (Cicom), foi direcionada para motociclistas, motoboys e moto taxistas. Após a abordagem na via, os condutores foram convidados a acompanhar uma palestra proferida por um educador do Manaustrans, assistir a um vídeo sobre comportamento seguro no trânsito, como evitar infrações e como se comportar em uma blitz policial.

O estilo de abordagem educativa faz parte das ações do projeto ‘Cine Moto’, idealizado pela Polícia Rodoviária Federal que, na versão municipal, está sendo coordenado pelo Manaustrans, com apoio do Programa Vida no Trânsito. Os condutores abordados, ao final da sessão de filmes, ainda recebem cartilhas de orientação sobre trânsito seguro e camisas do projeto.

Para o educador do Manaustrans, Wenrison Freitas, o projeto  “Cine Moto” é mais uma ação da Prefeitura de Manaus que tem contribuído para a diminuição de acidentes de trânsito. “A abordagem é justamente para que os condutores se conscientizem de que o trânsito faz muitas vítimas e que eles podem colaborar com a própria segurança e a dos outros. Medidas preventivas e a manutenção da motocicleta colaboram para o trânsito mais seguro”, alertou.

Para o motociclista Paulo Souza, a blitz educativa é importante, porque orienta e conscientiza os condutores sobre medidas de segurança. “É uma ação muito importante. Nós, condutores, temos o dever de nos comportar com segurança. O trânsito é mais do que isso, também é vida e respeito aos demais”, analisou.

O projeto destacou o tenente Luciano Lima da 18ª Cicom é essencial para orientar condutores a dirigir com segurança e como se comportar em uma abordagem policial. “Os motociclistas devem atender apenas ao que for solicitado pelo policial e colaborar para que a abordagem seja bem sucedida“, orientou.

Texto: Marcelo Lima / Manaustrans

Fotos: Marcelo Lima / Manaustrans

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans): (92) 3215-9047 / 98842-2220