Notícias

Projeto de capacitação profissional certifica 350 participantes

É cada vez mais crescente a cultura do empreendedorismo na cidade de Manaus. Uma prova desse aumento foi a certificação realizada na tarde desta segunda-feira, 13/5, quando o prefeito Arthur Virgílio Neto entregou certificados a 350 participantes da primeira turma do projeto “Aprendendo Profissões, Empreendendo o Futuro”, coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

 

13.05.2019 Prefeito certifica 350 alunos de projeto de qualificação profissional

 

A solenidade, realizada no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste, reuniu, além dos participantes, representantes das instituições parceiras que executaram as capacitações: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AM), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AM) e Junior Achievement.

 

O prefeito ressaltou que essas qualificações integram o programa  “Manaus Mais Empreendedora”, desenvolvido pela Semtepi, que trabalha para implantar uma cultura de empreendedorismo com diversos cursos e até mesmo oferecendo consultorias. Ele destacou ainda que essa é uma grande saída para lutar contra o desemprego.

 

“Esses cursos renderam a formação de muitas pessoas em profissões extremamente viáveis, algumas até ousadas, como o curso voltado à inteligência artificial e outros mais. Temos que lutar contra o desemprego e aqueles que quiserem montar seu negócio temos que ajudar, para que  aprendam a empreender. Esse papel tem sido cumprido por esses jovens que comandam a Semtepi”, observou Arthur, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

 

A Semtepi busca aliar as necessidades da população com a oferta de vagas sempre gratuitas. Os projetos de qualificação profissional da secretaria estão diretamente ligados ao planejamento estratégico “Manaus 2030”, que organiza as ações municipais para os próximos 11 anos.

 

A subsecretária da Semtepi, Larisse Carvalho, explicou que os cursos foram baseados em levantamentos realizados nas necessidades demandadas no Sine Manaus e outros ainda focados na Quarta Revolução Industrial, da Indústria 4.0.

 

“O prefeito Arthur tem nos orientado no sentido de nos preocuparmos com as profissões tradicionais que aí existem, mas também com um foco nas profissões do futuro que o mercado vem requerendo na área de tecnologia, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, cyber segurança e robótica”, explicou Larysse.

 

A estudante de enfermagem Ana Cristina Souza participou do curso de Liderança e Alta Performance, e afirma que o seu aprendizado vai influenciar nos seus estudos e, consequentemente, na sua profissão.

 

“Eu não tinha conhecimento na área de coach e foi muito importante aprender sobre isso e poder passar para quem está comigo no meu cotidiano e compartilhar com eles tudo que eu aprendi”, declarou.

 

O vereador Coronel Gilvandro também participou do evento. O parlamentar destinou uma emenda, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), no ano de 2017, que proporcionou a realização dos cursos que aconteceram no período de outubro do ano passado até abril deste ano.

 

“Nós precisamos trabalhar a juventude que está ociosa e fora do mercado de trabalho e para isso é preciso que as pessoas estejam qualificadas e preparadas para as novas tendências do mercado de trabalho”, salientou o vereador.

 

 

Relação de cursos realizados

 

Senai-AM

– Preparação de café regional

– Logística e estoque

– Designer de modas

– Customização de peças e vestuário

– Informática básica para pessoas com deficiência

– Mecânico de refrigeração e climatização residencial

– Eletricista instalador residencial

– Realidade virtual e aumentada

– Inteligência artificial

– Big data

– Cibersegurança

 

Senar-AM

– Cooperativismo

– Fruticultura básica

– Artesanato com matérias-primas de origem animal e vegetal

– Derivados de frutas: produção de doces, compotas e geleias

– Inclusão digital rural

– Administração do negócio rural

 

Junior Achievement

– Liderança: como desenvolver times de alta performance

– Finanças para empreendedores

 

— — —

 

Fotos – Mario Oliveira / Semcom

 

Disponíveis em –  https://flic.kr/s/aHsmDtUVWj

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse