Projeto apresenta a alunos da rede municipal a atuação e práticas do Ministério Público

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmou, na manhã desta quarta-feira, 5/7, um termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) para a execução do projeto “MP nas Escolas”, nas unidades de ensino da rede pública municipal, estadual e privada do Estado. Participaram da assinatura a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, o procurador-geral de Justiça do Estado, Fábio Monteiro, além da secretária executiva da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Darcília Dias Penha, e a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), Elaine de Souza Saldanha.

O projeto, idealizado pelo MPAM, visa à divulgação para a população, por meio das crianças e adolescentes, das ações e instrumentos legais do Ministério Público, que permitem que sejam efetivados os direitos fundamentais da sociedade. A ideia do projeto é promover palestras de instrução sobre a atuação do Ministério Público, com a distribuição de material didático como cartilhas, além de levar os estudantes para dentro da instituição, entre outras ações.

A Semed conta com aproximadamente 365 unidades que atendem alunos do Ensino Fundamental e que podem participar do projeto e, de acordo com a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, a iniciativa vai auxiliar na efetivação de políticas públicas para a formação de cidadãos bem preparados e conscientes, tornando essas crianças e adolescentes e suas famílias mais participativos no desenvolvimento da sociedade.

“Essa parceria com o Ministério Público vai ser uma possibilidade de nós motivarmos mais as famílias a participarem ativamente da educação de seus filhos. A sociedade vai estar sendo motivada também a esse debate com o Ministério Público e a colaboração de todos os órgãos que trabalham com a educação”, comentou.

O procurador-geral de Justiça do MPAM, Fábio Monteiro, ressaltou o papel do Ministério Público como indutor de políticas públicas para a formação dos futuros cidadãos. “Vamos fazer com que os membros do Ministério Público se dirijam às escolas, compartilhando experiências, conhecimentos em sua área de atribuição, com temas relevantes, para ajudar na formação intelectual e moral desses jovens e crianças. Além disso, vamos trazer esses alunos para dentro do Ministério Público, para que eles conheçam com profundidade a nossa realidade”, concluiu.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskYKhGFt

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054