Programação especial na Cidade Nova para comemorar o Dia do Mestiço

Uma programação especial para comemorar o Dia do Mestiço, celebrado em 27 de junho, será realizada pelo Movimento Nação Mestiça neste fim de semana, nos dias 29, 30/6 e 1/7, a partir das 19h, com o 7º Festival do Mestiço. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), acontecerá na quadra do Conjunto Canaranas, na rua Penetração 2, bairro Cidade Nova, zona Norte.

Festival Dia do Mestiço - Manaus

Fundada em 2001, na cidade de Manaus, a Nação Mestiça ou Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro é uma organização brasileira de mestiços que tem entre seus objetivos defender a etnia mestiça brasileira, que vem desde a valorização do processo espontâneo de mestiçagem entre índios, brancos portugueses colonizadores, pretos africanos trazidos ao Brasil no período escravista, amarelos e demais imigrantes, como também o reconhecimento dos mestiços como herdeiros dos legados dos povos dos quais descendam.

A presidente da organização, Helda Castro, ressalta a importância da comemoração dessa data. “A miscigenação está presente em nossa sociedade e devemos nos orgulhar disso. O Dia do Mestiço é o dia onde todos nós, os mestiços do país todo, temos orgulho de ser o que nós somos, uma identidade nacional, uma identidade dos misturados”, destacou.

Os três dias de programação do 7º Festival do Mestiço contarão com apresentações de danças folclóricas, além de atrações musicais locais como Forrozão 100 Limites, Forró na Cara, Forró Xacoalha, Treme Terra, Estrela do Norte e Os Inevitáveis. A programação contará ainda com barracas de comidas típicas regionais e folclóricas e artesanato local.

Serviço:

O quê: 7º Festival do Mestiço

Quando: 29/6 (sexta), 30/6 (sábado) e 1/7 (domingo), a partir das 19h

Onde: Quadra Poliesportiva do Conjunto Jardim Canaranas 1 – rua Penetração 2, Cidade Nova

Quanto: Gratuito

29/06 (sexta)