Programa de empreendedorismo é apresentado a jovens, em audiência na zona Norte

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) apresentou na terça-feira, 11/4, à noite, o programa Empreende Manaus durante a primeira audiência pública do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), vinculado à Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). A reunião foi realizada na Comunidade Nossa Senhora de Fátima 1, Núcleo 23 da Cidade Nova, zona Norte.

Participaram da audiência mais de 15 representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades ligadas à juventude, como Pastoral da Juventude, Engaja Mundo e outras.  Criado em setembro do ano passado, o CMJ tem o objetivo de fomentar a participação dos jovens na construção do Plano Municipal de Juventude. Esta foi uma das bandeiras do governo do prefeito Arthur Neto, sobre a participação dos jovens na elaboração de projetos voltados para a cidade.

O diretor de Qualificação da Semtrad, Fábio Castro, representando a Semtrad, expôs o que já está sendo feito pela secretaria em três eixos: qualificação, encaminhamento para vagas de estágio e emprego e empreendedorismo. “Não adianta apenas oferecer as vagas sem atrelar a isto um programa de qualificação e até de preparo dos jovens para que consigam novas oportunidades de trabalho ou renda”, enfatizou Castro.  “Hoje muitos jovens acabam perdendo oportunidades simplesmente porque não têm carteira de trabalho”.

Castro falou do programa Empreende Manaus, que ainda será lançado pela Semtrad e que aprofunda a cultura empreendedora do ensino fundamental ao universitário. O programa foi ao encontro das discussões levantadas pelos jovens durante a audiência pública. “A crise é uma realidade, mas o empreendedorismo com certeza é uma das saídas”, destacou o diretor.

O presidente do CMJ, Bruno Soares, disse que a primeira audiência foi vitoriosa por esclarecer e divulgar as ações que já estão sendo realizadas no âmbito municipal, mas também por terem surgido novas ideias e propostas que atendem às necessidades dos jovens.

A próxima audiência pública do CMJ será nesta quarta-feira, 12/4, às 14h, na Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, no São José, zona Leste.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad)