Notícias

Programa Bolsa Universidade divulga resultado de edição com recorde de inscritos [ÁUDIO]

A Prefeitura de Manaus divulgou, na manhã desta sexta-feira, 10/11, o resultado do  Programa Bolsa Universidade (PBU) 2018, que teve 11.287 candidatos classificados nessa Primeira Chamada. A lista está disponível no portalespi.manaus.am.gov.br, no campo ‘Bolsa Universidade’, assim como na página inicial do Portal da Prefeitura, a partir da plataforma ISSUU.

 

A solenidade de divulgação do resultado foi realizada na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), que gerencia o programa, localizada na avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus.

 

A secretária Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Luiza Bessa Rebelo, destacou o número de inscritos nesta edição do PBU – 65.823 -, o maior registrado desde a criação do programa, em 2009. “O que aconteceu nesse processo seletivo representa a seriedade do Bolsa Universidade e o comprometimento que a gestão Arthur Virgílio Neto sempre teve com as ações de inclusão socioeducacional”, afirmou.

 

 

Este ano, as instituições credenciadas para participação no Bolsa Universidade são: Martha Falcão, La Salle, Nilton Lins, Marterdei, Fucapi, Fametro, IAES, Dom Bosco, Boas Novas, Ciesa, Uninorte, Esbam e Maurício de Nassau.

 

Documentação

Para os candidatos classificados, o próximo passo é a entrega da documentação, especificada no edital do programa, também disponível no Portal Espi. “De 21 a 24 de novembro, teremos a equipe da Espi pronta para receber a documentação e efetivar o benefício desses mais de 11 mil candidatos”, afirmou a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino. A entrega da documentação será na sede da Escola. Estão previstas, ainda, as etapas de Segunda Chamada (27 de novembro) e Remanejamento (de 4 a 6 de dezembro).

 

Criado em 2009, o PBU ofertou, nesta edição, 16.174 bolsas de 50%, 75% e 100%. Em nove edições, já foram contempladas mais de 76 mil pessoas que desejavam cursar uma graduação e aproximadamente 10 mil já conquistaram o diploma. Considerando-se que os primeiros contemplados começaram a se formar em 2013, em média, 2 mil pessoas se formam por ano com a ajuda do programa.

 

Com o objetivo de oportunizar o acesso ao Ensino Superior a pessoas de baixa renda, o PBU permite que se inscrevam moradores de Manaus, que tenham concluído o Ensino Médio, não possuam diploma de graduação nem estejam matriculados em universidade pública e que apresentem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

 

O Programa Bolsa Universidade  é regido pela Lei n.º 1.931 de 19 de novembro de 2014 e regulamentado pelo Decreto n.º 2.981 de 22 de dezembro de 2014.

 

Aplicativo

Uma das novidades deste ano é a parceria que a Espi firmou com o OppineBox para a criação de um aplicativo – disponível para IOS e Android – voltado para quem se inscreveu no Bolsa Universidade 2018. “Essa ferramenta vai nos ajudar a identificar, entre outras coisas, o perfil dos nossos candidatos e a qualidade do nosso atendimento, para que possamos buscar sempre fazer o melhor pelo programa”, observou Stela Cyrino.

 

No período de entrega da documentação da Primeira Chamada – de 21 a 24 de novembro -, os candidatos devem baixar o aplicativo, clicar em “Eventos” e, em seguida, em “Bolsa Universidade 2018” para responder algumas perguntas. Apenas os que concluírem o questionário concorrerão ao sorteio de prêmios, que incluem kits estudantis.

 

Fotos: Marinho Ramos  / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm7zhWHR

Assessoria de Comunicação da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi): (92) 3215-4666

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse