Notícias

Profissionais de saúde participam de oficina de alinhamento sobre protocolo da Caderneta do Idoso

Entre os dias os dias 5 e 7/6, a Prefeitura de Manaus promoveu uma oficina de alinhamento sobre protocolo da Caderneta do Idoso, para qualificar a atenção prestada pelos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, agentes comunitários, assistentes sociais) aos idosos acompanhados pela rede municipal de saúde. A atividade aconteceu no auditório do Complexo Oeste de Saúde, na avenida Comandante Paulo Lasmar, s/nº, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste.

 

 

Profissionais de saúde participam de oficina de alinhamento sobre protocolo da Caderneta do Idoso
Durante a oficina, dirigida aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), eles foram orientados sobre como preencher a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, para melhor elaboração de um plano de cuidado para as pessoas da terceira idade. “Os profissionais estão recebendo orientações de como fazer o preenchimento da caderneta, porque a partir dessas informações, eles vão poder fazer a avaliação multidimensional da saúde do idoso” explicou a assistente social e uma das coordenadoras da oficina, Graciete Carvalho.

 

De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, enfermeira Maria Eliny Rocha, na oficina os profissionais tiveram acesso a um Protocolo de Saúde do Idoso que não existia antes em Manaus, mas que daqui a 5 anos, será conhecido em toda rede de saúde pública. “Até 2021, 100% das unidades de saúde terão que conhecer o protocolo e ter implantada a Caderneta da Pessoa Idosa”, destacou.

 

A enfermeira Josefa de Abreu participou da capacitação, que classificou como muito importante para sua profissão, uma vez que orienta o profissional no cuidado com a pessoa idosa. “A oficina é muito boa porque me oportuniza a ter acesso a uma ferramenta por meio da qual vou conseguir fazer uma classificação de que tipo de vulnerabilidade cada idoso se encaixa e, a partir daí, conseguir traçar um plano de cuidado.” disse Josefa. “Vai ser eficaz para a condição que ele se encontra naquele momento” completou a enfermeira.

 

Texto – Ana Paula Grangeiro/Semsa

Fotos – José Nildo/Semsa

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse