Notícias

Profissionais da saúde aprimoram conhecimento sobre sarampo

Profissionais da rede pública de saúde participam de uma jornada de capacitação para atendimento nos casos suspeitos de sarampo, nesta quinta e sexta-feira, 26/4 e 27/4, pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Estado. A programação vai acontecer, das 8h às 18h, no auditório Luiz Montenegro, da Fundação de Medicina Tropical, avenida Pedro Teixeira, nº 25, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

 

O público estimado para a capacitação é de 1,2 mil profissionais divididos em oito turmas. Nos dois dias do evento, serão oferecidas vagas em duas turmas pela manhã e duas no horário da tarde.

 

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que o público-alvo são profissionais das redes municipal e estadual de saúde que atendem em Unidades Básicas, hospitais, Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs).

 

Médicos e enfermeiros da rede privada também podem participar, caso tenham interesse. “A capacitação foi organizada com o propósito de repassar informações atualizadas aos profissionais, alinhando as ações de atendimento ao paciente. Será ainda uma oportunidade para esclarecer as dúvidas que o profissional possa ter sobre o tema. É mais uma ação coordenada que os serviços públicos de saúde estão executando para combater o sarampo”, informa Magaldi.

 

 

De acordo com o gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeiro Jair Pinheiro, a capacitação irá abordar as ações de Atenção e Vigilância em Saúde que devem ser executadas no atendimento de casos suspeitos e aspectos laboratoriais para a confirmação dos casos.

 

“A intenção é reforçar as informações sobre o fluxo de atendimento, o manejo adequado do paciente com suspeita de sarampo e as ações de controle que são desencadeadas a partir da notificação dos casos, assim como os procedimentos laboratoriais para confirmação dos casos da doença”, ressalta Jair Pinheiro, explicando que 120 vagas em cada turma deverão ser preenchidas por profissionais da Atenção Básica, distribuídos nos Distritos de Saúde Sul, Norte, Oeste, Leste e Rural.

 

Balanço

Segundo o 7º Informativo Epidemiológico do Sarampo, divulgado no dia 24 de abril, Manaus registra atualmente 290 casos notificados da doença. Desse total, 16 casos são confirmados, 40 foram descartados por não atenderem os critérios laboratoriais para a confirmação do sarampo e 234 continuam em investigação.

 

Crianças de até cinco anos de idade representam a faixa etária mais atingida, concentrando 75,3% dos casos confirmados e 65,8% dos casos notificados.

 

Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse