Profissionais de maternidade e UBSs discutem melhorias no Pré-Natal e no Parto

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, bairro Flores (zona Sul), recebeu nesta sexta-feira, 17/11, a visita de uma equipe de profissionais da Maternidade Instituto Dona Lindu, com o objetivo de promover a troca de experiências e informações no atendimento no pré-natal e no parto.

Parte das ações de Vinculação ao Pré-Natal, estratégia do Ministério da Saúde que busca fortalecer o vínculo entre gestantes, maternidades e UBSs durante o pré-natal, parto e puerpério (período de 42 dias após o parto), a reunião também contou com a participação de profissionais de cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a vinculação ao Pré-Natal tem como objetivo final a redução da mortalidade materna e infantil, encorajando o vínculo das gestantes, que realizam o pré-natal nas UBSs, às unidades de referência para assistência ao parto, de acordo com o território de atuação, além de estimular a maior integração entre os profissionais.

“A vinculação permite que as gestantes participem de visitas programadas às maternidades onde irão realizar o parto, conhecendo os serviços, normas, rotinas e procedimentos. E a troca de informações entre os serviços de saúde é essencial para garantir na atenção integral às gestantes e recém-nascidos”, informou Marcelo Magaldi.

A responsável técnica pelo programa de Saúde da Mulher no Distrito de Saúde Sul, enfermeira Lúcia Marques de Freitas, informa que as UBSs da zona Sul trabalham a vinculação com as maternidades Dona Lindu e Balbina Mestrinho.

“A Maternidade Dona Lindu atua na vinculação ao pré-natal em parceria com cinco Unidades de Saúde da zona Sul. A intenção é que a visita da equipe da maternidade aconteça em todas as cinco UBSs, reunindo ainda profissionais de 18 equipes da Estratégia Saúde da Família que atuam na mesma área de abrangência. O trabalho também deverá ser desenvolvido com a maternidade Balbina Mestrinho, vinculada a 11 UBSs e 28 equipes da ESF”, afirmou Lúcia Freitas.

Na próxima terça-feira, 21/11, a visita acontecerá na UBS São Francisco, rua Rodolfo Monteiro, s/n, bairro São Francisco, a partir das 10h.

Texto: Eurivânia Galúcio

Fotos: Divulgação/Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315