Profissionais são homenageados pela Prefeitura por 100% de cobertura vacinal contra o sarampo

Uma solenidade em reconhecimento ao trabalho dos profissionais  responsáveis por atingir 100% da cobertura vacinal para prevenção do sarampo, a partir do Programa Saúde nas Escolas (PSE), será realizada pela Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira, 31/10, a partir das 14h. O evento, que contará com uma premiação simbólica, será realizado no auditório do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça 2, na avenida Max Teixeira, Colônia Santo Antônio, zona Leste.

O evento está sendo organizado pelo Distrito de Saúde (Disa) Norte da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e entre os homenageados estão médicos, odontólogos, enfermeiros, professores, pedagogos, diretores e pais de alunos. Serão homenageadas 11 escolas municipais e nove Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). A enfermeira e técnica responsável pelo PSE, Elisama Carvalho, explica que o censo e a cobertura vacinal prioritária para imunização contra o sarampo teve início no começo do ano, e exigiu empenho dobrado dos profissionais responsáveis.

“Nós intensificamos essa cobertura e, com as altas demandas, tivemos momentos em que os profissionais precisaram sair do seu papel primordial para assumir uma postura mais humanitária e compromissada com a saúde da população, através de atendimentos fora de hora ou conduções próprias”, disse Elisama.

Essa dedicação possibilitou que a cobertura chegasse a 95% nas escolas atendidas pelo Disa Norte em março e, após o aumento nos casos da doença no município e a necessidade de revisão desse censo vacinal, foi observado que o índice de alunos infectados nas 36 escolas atendidas pelo Programa era baixíssimo. “Foi pela união entre profissionais da saúde e da educação, além da importante participação dos pais e responsáveis, que conseguimos ultrapassar a meta de imunização estabelecida pela Organização Panamericana de Saúde, chegando a 100% nestas que serão homenageadas” completou Elisama.

Texto: Jade Leite/Semsa