Profissionais de saúde recebem reforço em capacitação de IST/Aids e Hepatites Virais
A Prefeitura de Manaus iniciou ações de educação permanente com oferta de curso de atualização em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/Aids e Hepatites Virais. A meta é capacitar profissionais, médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica nos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural da Secretaria Municipal de Saúde.
No segundo módulo do curso, realizado na última quinta-feira, 11/7, na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Sociaeducacional (Espi), a chefe do Núcleo de Controle ISTs/AIDS e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, explicou que a ação de educação permanente iniciou na quarta-feira, 10/7, direcionado para 30 profissionais que trabalham em Unidades de Saúde na zona Leste de Manaus.
“O objetivo é a atualização sobre o manejo das ISTs, com capacitação nos protocolos clínicos, orientando os profissionais que trabalham diariamente no atendimento nas Unidades de Saúde, inclusive na Estratégia Saúde da Família. O enfoque principal é para o manejo do HIV, sífilis e hepatites, desde as ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, mas o curso também vai abordar outras ISTs, como gonorreia, clamídia, herpes e condiloma”, informou Rita de Cássia.
A atualização foi organizada em quatro módulos: Epidemiologia em serviço; Manejo do HIV e das Hepatites Virais na Atenção Básica; Manejo da sífilis e das IST; e Controle do HPV e do Câncer do Colo do Útero.
Segundo Rita de Cássia, a atualização também prevê a parceria com a área de Saúde da Mulher, considerando a possibilidade da transmissão vertical das ISTs, quando a mãe transmite a doença para o bebê na gestação, parto ou amamentação, o que torna necessário um cuidado diferenciado no atendimento para evitar o nascimento de crianças expostas ao HIV ou sífilis.
O curso também vai abordar a atualização de informações sobre o controle do câncer do colo do útero, relacionado ao vírus HPV, com ênfase no atendimento às mulheres com o vírus HIV.
“Para a capacitação, a Semsa estabeleceu ainda parcerias com a Fundação de Medicina Tropical e a Fundação Alfredo da Matta, além de participação de profissional do Ministério da Saúde, que trabalha na área de pesquisa do HPV. É um grande movimento que a Semsa está fazendo para oferecer informações atualizadas aos profissionais, qualificando ainda mais o atendimento”, explicou Rita de Cássia.
Para a enfermeira Olgaíde Almeida de Lima, que trabalha na UBS Avelino Pereira, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, mesmo atendendo casos de infecções sexualmente transmissíveis na rotina de serviço, é sempre importante a atualização das informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.
“A UBS Avelino Pereira oferece o serviço de testagem rápida para o HIV, sífilis e hepatite. Então, é preciso ter informações atualizadas para acompanhar o tratamento do paciente ou encaminhar para a atenção especializada quando necessário”, afirmou Olgaíde Lima.
O curso direcionado aos profissionais do Disa Leste será encerrado na próxima semana, dias 17 e 18/7, das 8h às 11h30, na Espi. Na sequência, haverá a capacitação dos profissionais do Disa Oeste no mês de agosto, seguindo o Disa Sul em setembro, o Disa Norte em outubro e encerrando em novembro com a capacitação dos profissionais do Disa Rural.
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa
Notícias relacionadas

Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado em Manaus com programação na Ponta Negra

AVISO

Vacinação contra o HPV para meninos já está disponível nas unidades de saúde da Prefeitura

Unidades de Saúde são mobilizadas para escolha de novos conselheiros

Jorge Teixeira recebe Unidade Móvel de Saúde

Prefeitura começa a vacinar meninos contra o HPV

Manaus participa de pesquisa sobre HPV no Brasil

Prefeitura aponta queda da malária em principais locais de risco

SAÚDE – NOTA URGENTE

Prefeitura adere e lança Campanha Janeiro Branco, nesta sexta, 13

Prefeitura lança Campanha Janeiro Branco nesta sexta

Semsa divulga novo informe sobre o zika vírus

Manaus não registra febre amarela há 10 anos

Manaus adere ao movimento Janeiro Branco

Visa Manaus realiza operação de caráter educativo na Ponta Negra

Equipes de saúde da prefeitura visitam pacientes com leishmaniose

Prefeitura afasta risco de febre amarela em Manaus com vigilância e imunização

Policlínicas da rede municipal são habilitadas para o diagnóstico do câncer de colo uterino

Agendamento para castração de cães e gatos começa na segunda-feira, 23

Agentes de saúde começam a visitar domicílios para coletar dados da infestação do Aedes aegypti em Manaus

CCZ agenda castração de animais para o mês de fevereiro

Agentes da prefeitura atuam no levantamento de infestação do Aedes aegypti na capital

Semsa vai intensificar as ações de esclarecimento e diagnóstico da hanseníase

Equipe faz busca ativa para garantir Pré-Natal de baixo risco

Prevenção a doenças sexualmente transmissíveis será reforçada durante o carnaval

Programa de saúde itinerante é modernizado e inicia atendimentos de fevereiro

Mais de 28 mil recebem imunização contra febre amarela

Unidades de saúde do município já contam com patrulha da Guarda Municipal

Bairro Colônia Antônio Aleixo recebe mutirão de Atendimento Dermatológico

Saúde itinerante leva consultas e exames para sete áreas da cidade